Quidditch (da saga Harry Potter) muda de nome para se afastar de J.K. Rowling

CNN Portugal , FMC
21 jul, 17:53
O jogo Quidditch na vida real (CNN Internacional)

Devido às polémicas em que a escritora dos livros se tem visto envolvida no que diz respeito às pessoas trans, o desporto passará a chamar-se de quadball

O Quidditch é um jogo que passou do mundo dos livros e dos filmes de Harry Potter para o mundo dos 'muggles' (os humanos não mágicos, como se diria na história) do desporto universitário, mas agora mudou de nome. Os atletas passam a jogar “quadball”, já a partir deste verão. 

A troca do nome deve-se a duas razões: os comentários contra pessoas trans da autora J.K. Rowling e o facto do nome não estar registado, pertencendo à produtora dos filmes, a Warner Bros.

Segundo o porta-voz da US Quidditch e da Major League Quidditch - órgãos reguladores deste desporto -  as duas razões tiveram o mesmo peso na decisão, segundo avançou o The New York Times. "Não pretendíamos dar um juízo de valor sobre que razão era mais importante do que a outra", acrescentou Jack McGovern.

A escritora da tão amada série de livros de feiticeiros tem estado no centro de várias polémicas, com várias declarações consideradas transfóbicas, particularmente contra as mulheres trans. 

Vários fãs criticaram a posição de Rowling, bem como atores que dão vida às personagens literárias, como Daniel Radcliffe e Emma Watson, que se demarcaram dos comentários. O porta-voz assumiu que esta situação estava a criar problemas no recrutamento de novos jogadores.   

Os principais órgãos reguladores deste desporto também condenaram a posição da escritora, defendendo ainda que o futuro quadball é "um dos desportos mais progressistas do mundo em matéria de igualdade de género". 

"Esta mudança de nome é uma mudança de jogo para nós, e estamos a procurar aproveitá-la ao máximo", disseram os fundadores da Major League Quadball, numa carta aberta aos jogadores, citada pela CNN Internacional.

Em dezembro, estas entidades já tinham afirmado que consideravam apelidar o desporto de forma diferente e foram, ao longo do tempo, com a ajuda de jogadores, apelando à criatividade para encontrar uma solução. Na altura, as opções incluíam quadraball, quidball e o que saiu vencedor. 

Também as organizações passam então para Major League Quadball e US Quadball. Espera-se que a Associação Internacional de Quidditch também siga o mesmo caminho. 

O desporto foi adaptado ao mundo real em 2005, quando dois estudantes do Middlebury College começaram a jogá-lo no seu campus universitário. Ao contrário do que acontece nos livros, naturalmente que não envolve voar sobre vassouras, mas os atletas têm de correr com os cabos durante todo o jogo, além de terem de acertar nos arcos colocados, à semelhança da ideia criada por Rowling. 

Desde a sua fundação, o desporto expandiu-se para 40 países e quase 600 equipas, segundo os órgãos diretivos. 

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados