Encontrado sapato de criança com mais de 2.000 anos e atacadores intactos

CNN , Amarachi Orie
24 set 2023, 09:00
O tamanho do sapato, que é de couro, corresponde aproximadamente ao tamanho 30 europeu. Deutsches Bergbau-Museum Bochum

Os arqueólogos descobriram o sapato entre outros restos orgânicos, incluindo um fragmento de uma lâmina de pá de madeira, bem como restos de pele com laços que podem ter vindo de um capuz de pele

Um sapato de criança, com mais de 2.000 anos, e com os atacadores intactos, foi descoberto na Áustria.

O estilo do sapato de cabedal, cujo tamanho corresponde aproximadamente ao número 30 europeu, sugere que terá sido fabricado no século II a.C., de acordo com o museu alemão Deutsches Bergbau-Museum Bochum.

O sapato foi escavado por arqueólogos na aldeia ocidental de Dürrnberg, onde a extração de sal-gema teve lugar desde a Idade do Ferro, segundo um comunicado divulgado.

O sal, que é particularmente bom na preservação de restos orgânicos, terá mantido o sapato em muito boas condições.

"As nossas atividades de investigação em Dürrnberg têm vindo a fornecer-nos, desde há décadas, achados valiosos para explorar cientificamente as primeiras atividades mineiras. O estado do sapato encontrado é excelente", afirmou o professor Thomas Stoellner, diretor do Departamento de Investigação do museu.

O trabalho de escavação em Dürrnberg está a ser feito para obter informações sobre o trabalho e a vida dos mineiros da Idade do Ferro, segundo o museu.

Outras pistas arqueológicas

Os arqueólogos descobriram o sapato entre outros restos orgânicos, incluindo um fragmento de uma lâmina de pá de madeira, bem como restos de pele com laços que podem ter vindo de um capuz de pele.

Os restos do laço do sapato encontrados preservados eram provavelmente feitos de linho.

Encontrar um sapato de criança é "sempre algo especial", porque mostra que as crianças estavam presentes no subsolo, observou o museu.

"Os materiais orgânicos geralmente decompõem-se com o tempo. Achados como este sapato de criança, mas também restos de têxteis ou excrementos como os encontrados em Dürrnberg, oferecem uma visão extremamente rara da vida dos mineiros da Idade do Ferro", sublinhou Stoellner.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados