Espada "extremamente rara" encontrada na Alemanha. Apesar de ter 3 mil anos ainda "brilha"

16 jun 2023, 19:56
Espada com 3 mil anos encontrada na Alemanha (fonte: Departamento do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos)

Artefacto foi encontrado numa sepultura, juntamente com os esqueletos de três pessoas: um homem, uma mulher e uma criança

Foi encontrado um artefacto arqueológico "extremamente raro" na cidade de Nordlingen, na região alemã da Baviera. Trata-se de uma espada que deverá ter cerca de três mil anos, proveniente da Idade do Bronze - por volta do século XIV a.C. -, e que, segundo os especialistas, ainda "brilha".

A descoberta foi feita por um grupo de arqueólogos e partilhada pelo Departamento do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos, através de comunicado, onde, para além do excecional estado de conservação, é explicado que o facto de o punho da espada ser octogonal torna este objeto ainda mais raro.

Cabo da espada em formato octogonal e adornado com um ziguezagueado branco (Departamento do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos)

"A condição em que se encontra é extraordinária! Uma descoberta como esta é extremamente rara", salienta o professor Mathias Pfeil, especialista em conservação de artefactos e responsável pelo departamento estatal.

O artefacto foi encontrado numa sepultura que continha três corpos: um homem, uma mulher e uma criança. Aqui mantém-se o mistério e, para já, os arqueólogos não sabem se se trata de uma família ou de um acaso, tal como explica Mathias Pfeil: "A espada e a sepultura ainda têm de ser examinadas para que se possa classificar de modo mais preciso esta descoberta."

Na sepultura estavam ainda os esqueletos de três pessoas: um homem, uma mulher e uma criança (Departamento do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos)

A espada é feita, na sua totalidade, apenas de bronze e os especialista acreditam que se trata de uma arma real, destinada a ser utilizada no campo de batalha, e não de um mero adorno memorial. No comunicado pode ler-se que o "centro de gravidade na parte da frente da lâmina indica que foi balanceada, sobretudo, para cortar".

Europa

Mais Europa

Patrocinados