ASAE apreende quase uma tonelada de produtos de origem animal em estabelecimento de restauração e bebidas em Vila Real

TVI , MSM
16 mar, 10:27
Fiscalização ASAE

Foram encontradas várias irregularidades, o que levou à detenção de três pessoas

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Norte - Unidade Operacional de Mirandela, apreendeu "cerca de 915 quilos de diversos produtos de origem animal", cujo valor ascende a mais de seis mil euros, num estabelecimento de restauração e bebidas no distrito de Vila Real.

Após serem sujeitos a perícia pelo veterinário municipal, os produtos "foram considerados anormais avariados, com falta rastreabilidade e provenientes de abate clandestino, tendo sido instaurado o respetivo procedimento criminal e detidos três arguidos", comunica esta autoridade através de comunicado.

Durante a ação de fiscalização "foram encontradas três arcas horizontais de congelação com diversos géneros alimentícios que apresentavam falta de marcação de salubridade, falta de marca de identificação, falta de rotulagem/rastreabilidade e deficiente acondicionamento provocando a acumulação de cristais de gelo, queimaduras e outras alterações".
 
A ASAE encontrou ainda, "num anexo do estabelecimento, uma carcaça de suíno adulto pendurada, com cerca de 200 Kg, com indícios de se tratar de abate clandestino, sem qualquer marcação visível de ter sido submetido à inspeção sanitária em matadouro, obrigatória antes e após o abate, para o despiste de doenças".

Os detidos ficaram sujeitos à medida de termo de identidade e residência e foram notificados para comparência em tribunal.
 

 

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Mais Lidas

Patrocinados