opinião
Advisory Business Leader, DFK

A poupança e o crescimento económico

31 out 2023, 09:00

As empresas têm um papel crucial na poupança das famílias, ao oferecerem oportunidades de emprego estáveis e remuneração justa, permitindo que as famílias alcancem os seus objetivos financeiros e economizem para o futuro.

Com o objetivo de impulsionar o crescimento económico sustentável, as empresas desempenham um papel fundamental na criação de valor por meio de investimentos, exportações e inovação. Essas ações beneficiam não apenas as próprias empresas, mas também as pessoas e as famílias, uma vez que contribuem para elevar o rendimento médio e a poupança da população.

Uma das principais formas pelas quais as empresas geram valor é por meio do investimento. Ao investir em novos projetos, expansão de produção ou modernização de equipamentos, as empresas impulsionam a atividade económica, gerando empregos, aumentando o consumo de bens e serviços, estimulando, em simultâneo, o crescimento de outros setores da economia. 

Isso contribui para o aumento do rendimento disponível das famílias, já que o crescimento económico está intimamente ligado à geração de empregos e ao aumento dos salários e consequentemente ao aumento dos níveis da poupança das populações.

Além disso, o investimento das empresas também permite o desenvolvimento de novas tecnologias e processos de produção mais eficientes, o que leva a uma maior produtividade e competitividade no mercado global. 

Através da inovação, as empresas conseguem criar produtos e serviços diferenciados, oferecendo maior valor agregado aos consumidores e aumentando as suas oportunidades de mercado. A procura incessante por inovação não só beneficia as próprias empresas, mas também estimula o progresso tecnológico como um todo e a necessidade do aumento da qualificação das pessoas e trabalhadores, como fator chave e fundamental no sucesso deste objetivo.

Outro aspeto relevante é o papel das exportações na criação de valor pelas empresas. Ao comercializar os produtos e serviços no mercado internacional, as empresas conseguem diversificar os seus clientes e ampliar a sua capacidade produtiva. Isso contribui para aumentar a competitividade das empresas, impulsionar o crescimento económico e gerar receitas para o país. Complementarmente, as exportações também proporcionam um maior acesso a mercados globais, permitindo que as empresas alcancem economias de escala e obtenham maiores eficiências produtivas.

Os efeitos positivos dessas ações não se limitam apenas às empresas, mas também se estendem a pessoas e famílias. Um crescimento económico sustentável gera empregos de qualidade e aumenta as oportunidades de trabalho e, como anteriormente referido, o rendimento da população. Com mais recursos disponíveis, as pessoas podem elevar o seu padrão de vida, investir em educação e saúde, além de ter a possibilidade de aumentar os níveis de poupança.

Quando as empresas conseguem criar valor por meio do investimento, exportações e inovação, a economia como um todo sai beneficiada. O crescimento económico sustentável proporciona maiores níveis de desenvolvimento humano, redução de pobreza e melhoria da qualidade de vida. 

Assim, é fundamental que se incentivem e promovam políticas públicas que resultem num ambiente favorável aos negócios, estimulando as empresas a investir, exportar e inovar, para que possam continuar a criar valor e a impulsionar o crescimento económico de forma sustentável.

Colunistas

Mais Colunistas

Patrocinados