Vacinação obrigatória na Áustria não está a funcionar: autoridades dizem que "objetivo não foi cumprido"

17 fev 2022, 18:04
Vacinação contra a covid-19

A lei sobre a vacinação obrigatória para todos os adultos foi aprovada pelo parlamento austríaco no dia 20 de janeiro passado, com 137 votos a favor e 33 contra, num total de 183 assentos parlamentares. Mas as expectativas acabaram por ser defraudadas

Poucos dias depois de se tornar o primeiro país da União Europeia (UE) a decretar a vacinação obrigatória contra a covid-19 para todos os adultos, a Áustria confronta-se agora com resultados aquém do esperado. Segundo o jornal austríaco Kronen Zeitung, a medida teve mesmo efeitos contrários, com cada vez menos pessoas a recorrerem à vacinação. 

A vacinação obrigatória entrou em vigor a 5 de fevereiro, depois de ter sido aprovada pelo Parlamento austríaco a 20 de janeiro, mesmo sendo alvo de uma violenta contestação popular. O objetivo, de acordo com o Governo, era impulsionar uma vacilante campanha de vacinação, mas os dados demonstram que a nova lei não ajudou nesse sentido.

Os dados divulgados pelo mesmo jornal mostram uma grande discrepância entre os níveis da vacinação imediatamente antes da entrada em vigor da lei e nos dias seguintes. 

No dia 4 de fevereiro, dia anterior à obrigatoriedade da vacinação, há registo de que 515 pessoas receberam a primeira dose da vacina, 1311 receberam a segunda dose e 6222 receberam a dose de reforço. Nesse dia foram então administradas 8048 doses de vacinas contra a covid-19.

No dia seguinte, dia em que a lei entrou em vigor, 374 pessoas receberam a primeira dose, 975 tomaram a segunda e 4194 receberam a dose de reforço. No total, foram administradas 5516 doses de vacina nesse dia, um número bastante inferior ao registado no dia anterior.

O segundo dia a seguir à entrada em vigor da nova lei foi ainda pior, com os números a reduzirem significativamente, tendo sido administradas apenas 143 doses. 

Numa avaliação da medida, Peter Hacker, oficial de saúde pública em Viena, criticou a estratégia adotada pelo Governo, assinalando que "o objetivo não foi cumprido", e adiantou que as autoridades não esperam "uma corrida à vacinação nos próximos dias ou semanas".

A taxa de vacinação da população austríaca situa-se agora nos 73,2%. No dia 4 de fevereiro, dia anterior à entrada em vigor da lei sobre a obrigatoriedade da vacinação, o valor era de 72,9%.

A lei sobre a vacinação obrigatória para todos os adultos foi aprovada pelo parlamento austríaco com 137 votos a favor e 33 contra, num total de 183 assentos parlamentares. Entre os partidos a favor figuraram os Verdes, parceiros de coligação dos conservadores, os líderes dos Partidos Social-Democrata e Liberal. Só a extrema-direita do Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ) se opôs, em nome da proteção das liberdades individuais.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados