Carlos III foi coroado há um ano e a família real não se esqueceu de assinalar a data

6 mai, 08:45

Cerimónia, que coroou também Camilla Parker-Bowles como rainha, contou com 2.300 convidados e teve a duração de duas horas

Foi a 6 de maio de 2023 que Carlos III foi coroado rei. A data especial não passou despercebida para a família real britânica que assinalou o primeiro aniversário da coroação através de um vídeo publicado nas redes sociais.

"Hoje assinala-se o primeiro aniversário da Coroação do Rei e da Rainha na Abadia de Westminster. Para além da cerimónia propriamente dita, o fim de semana da coroação incluiu um cortejo de carruagens pelo centro de Londres, um espetáculo aéreo, uma saudação real por 4.000 soldados nos jardins do Palácio de Buckingham, um concerto da coroação no Castelo de Windsor e uma iniciativa de voluntariado à escala do Reino Unido", lê-se na legenda que questiona ainda os seguidores sobre "qual é a recordação favorita do fim de semana".

Os primeiros 12 meses de reinado ficaram inevitavelmente marcados pelo cancro que foi diagnosticado ao monarca britânico. Carlos esteve afastado de eventos públicos durante vários meses e só recentemente voltou a surgir em público.

O rei teve ainda que lidar com a revelação de um problema oncológico da nora, a princesa de Gales, Kate Middleton.

De acordo com a imprensa britânica, o monarca vai assinalar este primeiro ano de reinado com alguns amigos mais chegados, em Windsor, mas sem festejos, uma vez que Carlos associa também a data à morte da mãe, a rainha Isabel II.

O rei Carlos III subiu ao trono, em maio passado, depois de 70 anos como príncipe herdeiro. A cerimónia, que coroou também Camilla Parker-Bowles como rainha, contou com 2.300 convidados e teve a duração de duas horas.

As celebrações da coroação terminaram com um concerto em Windsor, onde a família real marcou presença e onde o príncipe William afirmou que a avó "seria uma mãe muito orgulhosa".

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados