Pequeno-almoço à volta do mundo: como se começa o dia em diferentes locais

CNN , Casey Barber
6 fev 2022, 08:00

Quando se trata de alimentos para o pequeno-almoço à volta do mundo, há tantas maneiras de aproveitar a primeira refeição quantas há de dizer “bom dia”. 

Do cremoso bolo de milho do Brasil e da saborosa sopa de grão-de-bico da Tunísia às panquecas ucranianas fofas e às torradas de doce de coco de Singapura, estas 21 especialidades internacionais oferecem opções de comida para todos os paladares.  

E mesmo que os sabores de alguns destes pratos sejam inesperados face às nossas escolhas típicas, as apresentações talvez sejam familiares. Leia a lista da CNN Travel, percorra a galeria de fotos, e fique a conhecer a deliciosa diversidade das culturas de pequeno-almoço do nosso mundo. Talvez até encontre alguma inspiração para a sua próxima refeição.  

Suíça

Nos dias de semana, os suíços costumam optar por pequenos-almoços rápidos, mas substanciais, como o tradicional birchermüesli, uma mistura de aveia com frutas e nozes, ao estilo granola, que geralmente é servida com um iogurte espesso.

Mas, ao fim de semana, é hora do brunch suíço. Além do roesti (panquecas de batata), dos queijos e das carnes frias, a peça central da mesa do brunch é o zopf. Este pão de ovos entrançado é semelhante à challah ou ao brioche, e é servido com mel, manteiga e geleia.

Etiópia

Durante o qurs (que é “pequeno-almoço” em amárico, o idioma oficial da Etiópia), é provável que comamos papas. Embora existam muitas variedades e nomes para os cereais quentes que são servidos em todo o país, o saboroso genfo é um dos mais populares.

O genfo é feito misturando farinha de cevada com água a ferver até formar uma massa grossa e pegajosa, que depois é moldada num monte com um buraco no centro. O buraco é depois recheado com manteiga clarificada misturada com berbere, a mistura complexa de especiarias, e gotas de iogurte são frequentemente colocadas à volta do genfo.

Japão

O pequeno-almoço japonês entra diretamente no lado saboroso do espectro alimentar. Na verdade, muito do que podemos comer ao pequeno-almoço no Japão não ficaria a destoar em nenhuma outra refeição do dia.

Muitas refeições matinais consistem numa seleção de pequenos pratos, cada um com uma amostra de um prato tradicional japonês.

Peixes como salmão ou cavala, sopa de miso, picles de legumes e arroz estão todos representados. Há também o tamagoyaki, uma omelete enrolada, levemente adocicada, feita com finas camadas de ovo numa panela retangular que lhe dá a sua imagem de marca.

Islândia

Comece o dia na Islândia com uma dose de lysi vital: óleo de fígado de bacalhau, uma fonte abundante de Omega-3 e um dos subprodutos da indústria pesqueira do país. Embora digam que combate a desordem afetiva sazonal, além de ter outros benefícios para a saúde, não é a única opção para o pequeno-almoço.

Para uma refeição matinal mais saborosa, coma uma tigela de hafragrautur, uma papa espessa de aveia. Misture-a com nozes, passas e açúcar, ou adicione uma dose de skyr, o produto lácteo espesso semelhante ao iogurte que, na verdade, é um queijo fresco.

Singapura

A infinidade de pratos servidos pelos vendedores de rua abrem o apetite nesta cidade-estado asiática. Estas praças de restauração ao ar livre não têm horários e não é invulgar ver pessoas famintas a comerem tigelas de noodles com caril, logo de manhã.

Num pequeno-almoço tradicional de rua, a torrada kaya é obrigatória. Este pão torrado de aparência simples é barrado com o saboroso kaya, um doce feito com leite de coco, ovos e às vezes folha de pandan, para obter uma cor verde vibrante e mais sabor. 

É ótimo com café ou chá, e cada vendedor ou loja faz as torradas kaya à sua maneira. Então, porque não experimentar várias?

Marrocos

Além do chá de menta, o pão de sêmola é um dos pilares da mesa do pequeno-almoço marroquino. Baghrir são rodelas finas e fermentadas, cravejadas de pequenos orifícios, que lhes dão a alcunha de “panquecas dos mil buracos” ou “crepes dos mil buracos”. Em vez de xarope de ácer, estes leves pães de sêmola são barrados com manteiga e mel.

Harcha são rodelas mais grossas feitas na chapa, que têm uma crosta crocante resultante de uma camada de sêmola mais grossa. Podem ser abertos, como os muffins ingleses, e servidos com queijo, manteiga, geleia ou mel.

Austrália 

Para aqueles que adoram taças de cereais, abacate e outras torradas saborosas, bem como outros básicos da cultura do café ao longo do dia, o pequeno-almoço da Austrália é perfeito.

Com um foco nos produtos frescos, nos cereais integrais e nas combinações nutritivas, os pequenos-almoços australianos podem variar desde a clássica torrada de pão de sementes com abacate, a uma taça de farro com ovo escalfado e picles de legumes ou a um arroz doce com iogurte, sementes e bagas.

Não se esqueça do flat white - um expresso com muito leite vaporizado do qual nem o Starbucks se farta.

Argentina

Há uma palavra que define o pequeno-almoço argentino: facturas. O termo geral para bolos abrange um mundo doce de formas, tamanhos e sabores.

Algumas das ofertas mais populares incluem medialunes, uma massa de brioche em forma de croissant; bombas e bolas de fraille, ou dónutes fritos. Há também os churros, muitas vezes mergulhados em chocolate. Muitos são recheados com leite condensado ou creme de pasteleiro, feito com baunilha.

Combine um prato de facturas com um mate ou um café.

Alemanha

Na terra dos muitos wursts, não é de surpreender que as salsichas e outras carnes sejam protagonistas do frühstück, o tradicional pequeno-almoço alemão.

A mesa é recheada de variedade: salsichas, carnes frias, queijos, pão e bolinhos (incluindo pretzels), bem como fruta fresca, ovos levemente cozidos e acompanhamentos como os doces caseiros. A abundante variedade permite-nos provar e montar um prato à nossa vontade.

Brasil

Se não consegue parar de comer pão de queijo, os bolinhos fofos de queijo que são um marco da cultura brasileira, ficará feliz por saber que também os pode comer ao pequeno-almoço.

Mas, para variar nos pães de pequeno-almoço do Brasil, experimente o bolo de fubá. É uma espécie de broa de milho com uma textura húmida e cremosa que resulta da combinação de queijo parmesão e/ou coco ralado. Fatiado e servido como um bolo normal, é também muitas vezes petiscado ao lanche.

Tunísia

Os fãs das refeições salgadas vão adorar lablabi, uma condimentada sopa de grão-de-bico que, sim, é um alimento do pequeno-almoço na Tunísia. O grão-de- bico e a pasta de harissa são as duas constantes em praticamente todas as receitas de lablabi, mas a personalização desta sopa simples e reconfortante depende de cada cozinheiro.

Às vezes engrossada com pedaços de pão duro e crocante, outras vezes clareada com um toque de limão, e também tornada mais cremosa com iogurte ou coberta com azeitonas, há infinitas maneiras de apreciá-la.

E porque muitas vezes é acompanhada com um ovo escalfado, é um pequeno-almoço que o deixará satisfeito o dia todo.

Bulgária

Popara segue a longa tradição de usar as sobras de pão como refeição do dia seguinte. Este pequeno-almoço quente e reconfortante é um favorito da infância de muitos búlgaros. Não é nem uma taça de papa nem um pudim de pão, mas partilha características de ambos.

Verte-se leite quente ou chá numa tigela com pão em cubos, queijo sirene búlgaro esfarelado, manteiga e açúcar, e o preparado fica de molho até estar macio e bom para comer à colher.

Sirene é um queijo como o feta, mas mais cremoso e macio do que muitos dos queijos salgados da Europa de Leste, por isso não dá ao prato um sabor muito salgado, mas sim o sabor fresco e algo ácido de um queijo de cabra.

Turquia

Kahvalti, o tradicional pequeno-almoço turco, é um verdadeiro deleite com um pouco de tudo para todos. Para quem gosta de provar e petiscar, as opções abundantes não deixarão faltar nada.

Os pães turcos, como o simit, um pão de sementes redondo, ou o pide, um pão achatado mais emborrachado, acompanham tigelas de feta ou de outros queijos frescos e salgados. Há também azeitonas, halvah, mel e conservas. Os ovos são frequentemente cozinhados com fatias fritas de sucuk, uma salsicha de carne de vaca seca temperada com alho, pimenta vermelha, cominhos e sumagre.

Guam

Esta pequena ilha do Oceano Pacífico, tecnicamente um território americano, é uma mistura de culturas culinárias, com alimentos que mostram a influência dos vários países que colonizaram o território ao longo dos séculos.

Como em muitas nações do Pacífico asiático, o spam é um dos acompanhamentos preferidos para o arroz frito e os ovos do pequeno-almoço. Mas igualmente popular é a chamorro, uma salsicha fresca de porco, quase ao estilo de um chouriço, que tem o nome da população indígena da ilha. Grelhada em corrente ou feita em hambúrgueres, é uma salsicha de pequeno-almoço diferente de todas as outras.

Portugal

Os cafés com leite são fundamentais quando se toma o pequeno-almoço em Portugal. Uma meia de leite, uma mistura equilibrada de café e de leite, ou um galão, que é maioritariamente leite com uma dose de café, são formas fáceis de começar o dia.

Embora muitos portugueses comam uma simples torrada ou uma sandes com as suas bebidas, o acompanhamento perfeito para essas bebidas são os pastéis de nata, quase como tartes de creme. Com a sua taça de massa folhada e um recheio cremoso, são igualmente populares durante a pausa para o café das 11h00.

Ucrânia

Macias e fofas por dentro e crocantes e douradas por fora, as panquecas ucranianas syrniki não ficariam envergonhadas na mesa de um brunch cinco estrelas.

No entanto, são feitas com um ingrediente simples: um queijo fresco conhecido como tvorog, com uma consistência semelhante ao ricota ou ao queijo cottage. O exterior crocante obtém-se passando-as rapidamente por farinha, como um frito de pequeno-almoço.

Como as panquecas norte-americanas ou as rabanadas, as syrniki podem ser cobertas com frutas frescas, doces ou açúcar em pó, mas tal como as panquecas de batata ou blintzes, também podem ser salgadas se acompanhadas de natas azedas.

Jamaica

Ao pequeno-almoço na Jamaica, nada poderia ser mais patriótico do que comer o prato nacional: ackee e peixe salgado.

Ackee, uma fruta delicadamente doce em forma de pera, é salteada com bacalhau salgado, tomate, alho, pimentão e cebola, numa mistura de pequeno-almoço doce, salgado e picante, para um sabor único da ilha.  Embora seja semelhante aos ovos mexidos, o prato tem apenas o ackee amarelo cremoso, a fruta nacional da Jamaica.

Taiwan

É verdade que, nos EUA, se diz que um copo de leite faz “parte de um pequeno-almoço equilibrado”, mas o dòu jiang leva essa ideia a novos níveis. Este leite de soja fresco é uma especialidade de Taiwan, normalmente feito para os clientes por vendedores de rua e restaurantes, todas as manhãs.

Servido quente no inverno e frio no verão, é um contraste refrescante às panquecas de cebolinho, aos dumplings e aos fritos de massa que também fazem parte do habitual pequeno-almoço taiwanês. Para um sabor ainda melhor, molhe os fritos no leite de soja.

Itália

Os italianos são quase demasiado ocupados para o pequeno-almoço, ou pelo menos, é a ideia com que ficamos pelos inúmeros cafés onde os clientes tomam os seus expressos de pé, numa dose de energia para começar o dia.

Mas, seja em pé ou a descontrair por um momento numa mesa da esplanada, há sempre tempo para um café e um bolo italiano a acompanhar. De manhã, o expresso ou o cappuccino são frequentemente combinados com um bolo simples, como um cornetto ou croissant, recheado com creme de ovos ou Nutella.

Sfogliatelle, um bolo de massa crocante e folhada, com várias camadas e recheio doce de ricota, é outro clássico do pequeno-almoço.

Estados Unidos da América

Quando se trata do clássico brunch norte-americano, é impossível falhar com as panquecas fofas empilhadas acompanhadas de fatias de bacon crocante.

As texturas contrastantes e o sabor doce e salgado fazem deste pequeno-almoço o favorito de crianças e adultos. E embora as panquecas possam ser decoradas com tudo, desde mirtilos frescos a lascas de chocolate e nozes, a cobertura clássica de manteiga e xarope de ácer continua a ser a preferida.

Rússia

Embora pareça luxuoso, o caviar é, na verdade, um alimento russo do pequeno-almoço. Seja vermelho ou preto, continua a ser a cobertura preferida para os grandes blinis dobrados em forma de crepe ou para as pequenas e grossas panquecas oladyi, nos brunches de fim de semana.

Durante a semana, no entanto, os pequenos-almoços são mais simples. Nessas manhãs, o caviar é espalhado em pão de centeio escuro e doce, conhecido simplesmente como pão preto, às vezes barrado com um pouco de manteiga.

Mais importante ainda, um bule de chá preto é fundamental em todas as mesas do pequeno-almoço.
 

Gastronomia

Mais Gastronomia

Na SELFIE

Mais Lidas

Patrocinados