Gasóleo aumenta há três dias seguidos. Veja os preços

CNN
27 abr 2022, 10:07
Combustíveis aumentaram hoje. E nada garante que os preços não continuem a subir ainda esta semana

Preços dos combustíveis continuam a subir dia após dia. Sobretudo no gasóleo: desde o início da invasão da Ucrânia, são mais 28 cêntimos por litro

Subiu domingo, subiu segunda, subiu terça: há três dias que o preço dos combustíveis está a subir. Face aos preços de há uma semana, o gasóleo simples encareceu 5,8 cêntimos por litro em média em Portugal.

São mais 3% de aumento do preço de venda do gasóleo numa semana. No mesmo período, o preço internacional do petróleo até caiu: o índice Brent fechou esta terça-feira nos 104,61 dólares por barril, quando estava nos 113 dólares na segunda-feira da semana passada.

O gasóleo é o combustível que mais tem subido de preço desde o início da invasão, por razões relacionadas com a escassez de produtos refinados causada pelas sanções à Rússia. Os preços das gasolinas têm subido menos: na última semana, a gasolina simples 95 subiu 2,7 cêntimos por litro.

Estes são os preços médios praticados em média Portugal Continental, segundo dados publicados diariamente pela Direção Geral de Energia e Geologia. Note-se que são preços efetivamente pagos pelos consumidores, ou seja, já incluindo descontos, não são os preços afixados nas bombas.

Veja a comparação entre os preços desta terça-feira e os da segunda-feira da semana passada:

Gasóleo custa mais 28 cêntimos

Estes preços semanais confirmam que é o gasóleo que mais sobe desde o início da guerra: mais quase 28 cêntimos em média por litro, ou cerca de mais 17%. Este aumento seria superior aos 32 cêntimos caso o governo não tivesse descido o imposto sobre os produtos petrolíferos.

As gasolinas também acumulam fortes subidas, mas inferiores, na casa dos 17 cêntimos por litro, ou seja, mais 9% do que na véspera da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Veja os aumentos de preços desde o início da invasão da Ucrânia:

 

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados