Greve de trabalhadores das Infraestruturas de Portugal causa perturbações na circulação de comboios

Agência Lusa , AM
10 jan, 06:34

Paralisação deve provocar perturbações na circulação de comboios esta quarta e quinta-feira

A greve de trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP) deverá provocar perturbações significativas na circulação dos comboios a nível nacional esta quarta-feira, antecipou a CP - Comboios de Portugal.

“Informamos que, devido a uma greve convocada por sindicatos representativos dos trabalhadores da IP - Infraestruturas de Portugal, responsável pela gestão da infraestrutura ferroviária, antecipam-se perturbações significativas na circulação dos comboios a nível nacional no dia 10 de janeiro de 2024”, pode ler-se na nota da CP.

A empresa informou que a greve poderá também afetar os serviços na quinta-feira.

A CP adiantou que foram definidos serviços mínimos, com exceção da linha de Cascais, “onde se prevê a realização da maioria dos serviços”.

A empresa garante que aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, “permitirá o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe”.

A paralisação está relacionada com as condições de trabalho e vencimentos da profissão, e abrange os trabalhadores de operação, comando, controlo, informação, gestão de circulação e conservação ferroviária.

Os trabalhadores da IP já cumpriram dois dias de greve intercalados este ano.

No último dia de greve, em 04 de janeiro, foram suprimidos 781 comboios, de 1.088 programados (71,8% suprimidos), entre as 00:00 e as 19:00, e em 02 de janeiro à supressão de 798 comboios, de um total de 1.086 estimados, tendo sido cumpridos apenas os serviços mínimos até às 19:00, adiantou a CP.

Relacionados

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados