5 coisas que importam hoje: Medidas, Inverno, Fado, Cultura e Taça de Portugal

Ter, 21 dez 2021

Novas medidas à espreita a quatro dias do Natal. Mas será que chegam a tempo? Quem chega a tempo e com hora marcada é o Inverno e não falha nos presentes. Estas e outras cinco notícias que tem mesmo de ler hoje. Bom dia!

 

Já é um clássico de Natal no Brasil. No AquaRio, o maior aquário da América do Sul, com um tanque de 3.5 milhões de litros de água, um Pai Natal alimenta os peixes (EPA/Antonio Lacerda)

1. Medidas

Vêm aí novas medidas. O Conselho de Ministros reúne-se extraordinariamente para adotar novas medidas para a pandemia de covid-19, que serão depois apresentadas por António Costa e que podem ser antecipadas para 26 de dezembro. No entanto, especialistas ouvidos pela CNN Portugal dizem que as medidas vêm tarde e que já deviam estar a ser aplicadas. E como não estão, ao menos que o sejam antes do Natal, defendem. Porquê? “Porque a maior parte dos contactos [de risco] faz-se nesses dias”.

2. Inverno

A hora está marcada. Às 15:59 de hoje, chega o Inverno e traz com ele tudo aquilo a que tem direito: chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada, e com temperaturas máximas a variar entre os 10 e os 20 graus. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte no litoral, com rajadas até 60 quilómetros por hora até ao meio da tarde.

3. Fado

Carlos do Carmo, que hoje celebraria o seu 82.º aniversário, é homenageado com o concerto "Fado é Amor" na Altice Arena, em Lisboa. O espetáculo conta com a participação de músicos como Agir, Camané, Carminho, Dino d’Santiago, Jorge Palma, Marisa, Marco Rodrigues, Pedro Abrunhosa, Ricardo Ribeiro, Tito Paris e António Serrano. Gil do Carmo, filho de Carlos do Carmo, estreará uma nova canção, escrita em colaboração com o pai, tema que fará parte do seu novo álbum, a editar no início do próximo ano.

4. Cultura

Também os atores e encenadores Maria do Céu Guerra, João Lourenço, Jorge Silva Melo e Luís Miguel Cintra são homenageados pelo Ministério da Cultura, com a entrega de medalhas de mérito cultural a cada um dos profissionais. A sessão de entrega das medalhas decorre a partir das 18:30, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, com a ministra da Cultura, Graça Fonseca.

5. Taça de Portugal

Começam hoje os oitavos de final da Taça de Portugal com dois jogos agendados. O Tondela - Estoril Praia, que tem início às 18:45, e o Famalicão - Portimonense, que começa às 20:45. Os oitavos de final da Taça prolongam-se até quinta-feira, dia para o qual está marcado o jogo grande desta eliminatória, entre FC Porto e SL Benfica, no estádio do Dragão e com transmissão na TVI.

Acontece hoje

Comunidades

O relatório da emigração portuguesa em 2020, elaborado pelo Observatório da Emigração, é apresentado hoje em Lisboa. Segundo o relatório anterior, o Reino Unido foi o país para onde emigraram mais portugueses em 2019, seguindo-se a Espanha e a Suíça.

Justiça

Um homem de 39 anos acusado de ter ateado dois incêndios florestais em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, em 23 de agosto, conhece a decisão do tribunal.

Açores

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras dos Açores realiza uma conferência de imprensa para denunciar o alegado “incumprimento” do Governo da República na aplicação da majoração dos apoios sociais aos ex-trabalhadores da Cofaco da ilha do Pico.

Leilão

A primeira SMS de sempre vai ser leiloada. Foi enviada a 3 de dezembro de 1992 e desejava um "Feliz Natal" ao destinatário. O comprador vai receber uma réplica do protocolo da comunicação original que transmitiu a sms. O dinheiro angariado vai ser entregue a uma instituição das Nações Unidas que trabalha com refugiados.

"Um evento cancelado é melhor do que uma vida cancelada"

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde

E finalmente

Dino e Diogo viram no desemprego uma oportunidade. Um trabalhava numa loja de roupa, outro na banca. Hoje em dia são mais conhecidos por MoraisHD e MoveMind, nomes que adotaram na Twitch, plataforma em que se destacam como dois dos maiores streamers em Portugal.

A CNN Portugal foi saber o que é a Twitch e como ser streamer já é uma profissão em Portugal. 

MoveMind e Morais HD

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais