5 coisas que importam hoje: João Rendeiro, Olena, Covid, Hospitais e Fernando Santos

Sex, 13 mai 2022

João Rendeiro foi encontrado morto, esta noite, na cela da prisão onde se encontrava na África do Sul. As circunstâncias da morte ainda estão a ser investigadas pelas autoridades locais. Esta e outras notícias para ler esta sexta-feira. Bom dia e bom final de semana!

 

Mais de dois anos depois, muitos milhares de fiéis de todas as idades participaram na procissão das velas no Santuário de Fátima, um cenário que já não era visto na Cova da Iria desde outubro de 2019. (Paulo Cunha/Lusa)

1. João Rendeiro

João Rendeiro foi encontrado morto durante a noite desta quinta-feira dentro da cela na prisão onde se encontrava na África do Sul. As circunstâncias da morte ainda estão sob investigação das autoridades locais, na cadeia de Westville, em Durban. O antigo banqueiro, que foi capturado em 11 de dezembro do ano passado naquele país depois de ter fugido de Portugal para não cumprir pena no processo BPP, encontrava-se ali preso há seis meses enquanto se opunha ao pedido de extradição. Estava numa cela de 80 metros quadrados com cerca de 50 reclusos. 

2. Olena

Olena Zelenska acusou a Rússia de estar a "fazer guerra" contra "os filhos" e o futuro da Ucrânia. A primeira-dama ucraniana falou depois de pelo menos três pessoas terem sido mortas e 12 ficarem feridas em consequência de bombardeamentos em Chernihiv, no norte da Ucrânia, que destruíram uma escola e um internato. Os ataques ocorreram durante a noite de quinta-feira. "Esta noite, o exército russo disparou foguetes de um avião sobre uma escola e num internato na cidade de Novhorod-Siversky, região de Chernihiv. Os socorristas estão neste momento a trabalhar lá, mas já sabemos de 3 mortos e 12 feridos. O bombardeamento foi dirigido. Os russos, que afirmam estar a atacar apenas instalações militares, estão a travar uma guerra contra os nossos filhos. De facto, estão a fazer guerra contra o nosso futuro", escreveu Zelenska, numa mensagem no Telegram.

3. Covid

As escolas estão a registar mais casos de covid-19 entre alunos, professores e funcionários, com o fim da máscara a ser apontado como a causa do aumento do número de casos. No entanto, apesar da subida dos números, as direções asseguram que a subida não está a afetar o seu normal funcionamento. À CNN Portugal, um especialista de saúde pública explica que, sem salas devidamente ventiladas, a transmissão irá continuar a dar-se. Algumas escolas lamentam que, para lá do anúncio da queda da máscara, não tenham sido informadas de que outras regras deixaram de se aplicar em março.

4. Hospitais

Em março, mais de mil camas dos hospitais públicos estavam ocupadas com pessoas que não necessitariam de estar internadas, um aumento de 23% face ao mesmo mês de 2021, representando um custo de quase 19,5 milhões de euros. A conclusão é do 6.º Barómetro de Internamentos Sociais, promovido pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares. Segundo os mesmos dados, as regiões de Lisboa e Vale do Tejo (34%) e Norte (47%) são as regiões com maiores taxas de internamentos inapropriados.

5. Fernando Santos

A Federação Portuguesa de Futebol e o selecionador Fernando Santos garantem que o técnico "não deve um único cêntimo à Autoridade Tributária".  Em comunicado, garantem ainda que Fernando Santos "nunca deixou de ter a sua situação fiscal regularizada nos termos da lei" e que "as liquidações promovidas pela Autoridade Tributária foram integral e prontamente pagas, incluindo os pertinentes juros compensatórios". A nota surge depois do jornal Expresso ter avançado que o Fisco está a exigir o pagamento de 4,5 milhões de euros em IRS ao selecionador nacional.

Acontece hoje

Conselho de Ministros

O Governo vai aprovar hoje em Conselho de Ministros extraordinário o mecanismo para limitar o preço do gás para produção de eletricidade, em simultâneo com Espanha.

 

Cultura

Mais de vinte espetáculos e atividades preenchem a programação da 22.ª edição do FIMFA LX – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, a decorrer em nove espaços em Lisboa, entre hoje e 5 de junho.

 

I Liga

A visita do Benfica ao Paços de Ferreira marca o arranque da última jornada da I Liga de futebol, num jogo quase para cumprir calendário. A partida está marcada para as 20:15 na Mata Real.

 

OE2022

O prazo para a entrega de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2022 termina hoje às 18:00, sendo que na quinta-feira ao final da tarde tinham dado entrada cerca de 700 propostas.

 

Justiça

O Tribunal de Viseu procede hoje à leitura do acórdão no julgamento de três pessoas acusadas pela morte de uma mulher em Castro Daire, em fevereiro do ano passado. O Ministério Público pediu 25 anos de prisão para os três arguidos, alegando ter ficado provado que o casal Alice Silva e António Barros acordaram com Afonso Reis acabar com a vida de Celeste Soares, de 53 anos, irmã da arguida.

"Precisei de muito tempo para perceber que se tratava de uma violação"

Patrick Poivre D'Arvor, antigo pivô da televisão francesa acusado por 20 mulheres de abusos sexuais

E finalmente

As músicas dos Arcade Fire são para serem cantadas o mais alto possível, de olhos fechados e no meio de uma multidão, dizem os fãs que têm motivos para estar felizes: a partir das 10.00 desta sexta-feira estão disponíveis os bilhetes para os dois concertos dos Arcade Fire em Portugal, agendados para os dias 22 e 23 de setembro no Campo Pequeno, em Lisboa. Saiba mais neste artigo.

Win Butler, Arcade Fire, abril de 2022 (AP/Amy Harris)

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais