5 coisas que importam hoje: Guterres, ONU, Alzheimer, Orçamento e Ventura

Qui, 28 abr 2022

António Guterres está na região de Kiev e visitou as cidades mais afetadas pela invasão russa, e onde se investigam crimes de guerra, antes do encontro com Zelensky e Kuleba. Por cá, arranca hoje o debate parlamentar da proposta de Orçamento do Estado para 2022. Estas e outras notícias para ler esta quinta-feira. Bom dia!

 

Pelo menos 20 pessoas, incluindo crianças, morreram desde domingo em Porto Príncipe, capital do Haiti, devido a uma guerra entre grupos rivais de crimes organizado, que obrigou à fuga de milhares de pessoas. [Foto: EPA]

1. Guterres

Pouco passava das 8:00 (10:00 em Kiev) quando a comitiva das Nações Unidas chegou a Borodyanka, uma das localidades da região de Kiev onde têm sido descobertos cenários de abusos e devastação após a retirada das forças russas e onde estão a ser investigados potenciais crimes de guerra. Em declarações aos jornalistas, Guterres afirmou que "uma guerra em pleno século XXI é um absurdo" e que o seu coração está "naturalmente com as vítimas". O secretário-geral da ONU visitou ainda Irpin e Bucha antes de se encontrar, em Kiev, com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e com o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano Dmytro Kuleba.

2. ONU

Pode a guerra na Ucrânia "provocar o fracasso das Nações Unidas"? Em entrevista à CNN Portugal, antigos embaixadores representantes de Portugal nas Nações Unidas e investigadores em Relações Internacionais dividem-se quanto à possibilidade de a guerra poder ditar o fim da Organização das Nações Unidas e lembram que “apesar das muitas críticas” e da “necessidade de reforma da própria organização”, a ONU “permanece muito relevante”.

3. Alzheimer

Há largos anos que o Alzheimer é estudado pela ciência e há outros tantos que os investigadores batalham por encontrar todas as causas e o tratamento mais eficaz. Apesar de a cura continuar a ser uma utopia, cada novidade é um passo rumo ao conhecimento da doença, sobretudo no que diz respeito ao diagnóstico precoce, muitas vezes impedido pelo silêncio dos sintomas. Saiba neste artigo o que a ciência desvendou recentemente sobre esta doença degenerativa cerebral que afeta as capacidades cognitivas e que pode levar à demência.

4. Orçamento

Arranca esta quinta-feira o debate parlamentar da proposta de Orçamento do Estado para 2022. A principal questão política neste debate está relacionada com a amplitude das mudanças que a maioria absoluta socialista está disponível para introduzir na especialidade. A aprovação do Orçamento é quase certa visto que o PS conseguiu maioria absoluta nas eleições de 30 de janeiro. O Conselho de Finanças Públicas já analisou o documento e lança alertas para os efeitos da inflação e para riscos de novas necessidades de injeção de capital na TAP. O debate está marcado para as 15:00.

5. Ventura

André Ventura garantiu, à CNN Portugal, que enquanto for presidente do Chega não vai "proibir o casamento homossexual". "Não quero tirar direitos a ninguém”, garantiu. O líder diz que o partido está numa nova fase, com grupo parlamentar, e que procura traçar um perfil distinto para responder às preocupações de um eleitorado mais amplo. 

Acontece hoje

Cultura

O festival de cinema IndieLisboa começa hoje, no cinema São Jorge, com os filmes portugueses "Albufeira" (1968), de António Macedo, e "Zéfiro" (1994), de José Álvaro de Morais, recentemente restaurados pelo projeto FILMar, da Cinemateca Portuguesa.

 

Ténis

O canadiano Félix Auger-Aliassime entra hoje em jogo no Estoril Open, o único torneio português do ATP Tour, que decorre no Clube de Ténis do Estoril, onde João Sousa disputa a segunda ronda de pares com Pablo Cuevas. O jogo tem transmissão no site da CNN Portugal.

 

Execução orçamental

A Direção-Geral do Orçamento divulga hoje a síntese da execução orçamental em contabilidade pública até março, após em fevereiro ter registado um excedente de 1.161 milhões de euros, uma melhoria homóloga de 2.415 ME.

 

Viagem oficial

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, inicia hoje uma visita de dois dias a Londres, durante a qual terá encontros com as autoridades locais e irá visitar organizações da diáspora.

 

Crime

Um grupo de subscritores entrega ao presidente da Assembleia da República uma petição com mais de 100 mil assinaturas, a pedir que a violação passe a ser crime público.

“Não há como voltar atrás. Se a Finlândia agora recuasse, a Rússia interpretá-lo-ia como uma vitória e a NATO jamais o entenderia”.

Minna Holopainen, diretora de informação da agência noticiosa finlandesa STT, sobre a adesão da Finlândia à NATO

E finalmente

As hepatites agudas de origem desconhecida que já foram detetadas em quase 200 crianças de vários países europeus e Estados Unidos continuam a preocupar pais e especialistas que continuam à procura de respostas sobre as causas. De acordo com as útimas informações divulgadas durante o Congresso de Microbiologia e Doenças Infecciosas, que decorreu em Lisboa, os dados mais recentes apontam para que uma estipe do adenovírus possa ser a causa da doença. Saiba mais neste artigo.

Criança no hospital (Foto: Oscar del Pozo/AFP via Getty Images)

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Mais Lidas