5 coisas que importam hoje: Genocídio, Moscovo, Militares, Greves e Armas

Sex, 27 mai 2022

O presidente da Ucrânia voltou a acusar a Rússia de genocídio, dizendo que as forças inimigas estão a "incendiar" várias cidades no Donbass e a "tornar a região inabitável". Por cá, dados da Associação de Oficiais das Forças Armadas, a que a CNN Portugal teve acesso, mostram que as Forças Armadas estão a perder cinco militares por dia desde o início do ano. Estas e outras notícias para ler esta sexta-feira. Bom dia e bom final de semana!

Joe Garcia, o marido de Irma, a professora do quarto ano cujo corpo foi encontrado numa posição de proteção dos alunos no massacre na escola primária e Uvalde, no Texas, morreu de ataque cardíaco dois dias após o tiroteio. [Foto: GoFundMe]

1. Genocídio

O presidente da Ucrânia acusou a Rússia de estar a cometer um “genocídio” no Donbass e de estar a "tornar a região inabitável”. No seu discurso diário, Volodymyr Zelensky acusou as forças russas de tentar “incendiar” várias cidades da região, dizendo ainda que a Rússia pratica “deportação” e “assassínio em massa de civis” no Donbass, o que, para o líder ucraniano, "é uma óbvia política de genocídio levada a cabo pela Rússia”.

2. Moscovo

O regulador estatal russo dos meios de comunicação social, Roskomnadzor, anunciou que, desde o início da invasão da Ucrânia, já foram apagadas 38 mil mensagens em redes sociais, na Rússia, apelando a protestos contra a guerra, o que demonstra que a oposição dos russos à guerra é maior do que aquilo que transparece para o Ocidente devido ao grande controlo exercido pelas autoridades de Moscovo. 

3. Militares

Todos os dias, as Forças Armadas portuguesas perdem cinco militares. Dados da Associação de Oficiais das Forças Armadas a que a CNN Portugal teve acesso mostram que, entre janeiro a março de 2022, saíram da Marinha, Força Aérea e Exército 514 efetivos. Os números são considerados "graves" por atuais e antigos dirigentes militares que alertam para as consequências que podem gerar, como a de Portugal esgotar os seus recursos perante os compromissos que mantém com a NATO. 

4. Greves

Os trabalhadores da CP e do Metro de Lisboa estão hoje em greve parcial, com a circulação de comboios a ser afetada pelas paralisações. Esta manhã, não houve metros em Lisboa, devendo o transporte ser retomado a partir das 9:30. Já os comboios urbanos de Lisboa podem ter “perturbações significativas” entre as 15:00 e as 24:00, uma vez que não estão previstos serviços mínimos.

5. Armas

As armas tornaram-se a principal causa de morte de jovens norte-americanos. A conclusão é de um estudo das autoridades de saúde norte-americanas que diz ainda que os números já superam as vítimas dos acidentes de trânsito. Dados divulgados pelos Centros de Controlo e Prevenção das Doenças dos Estados Unidos revelam que, em 2020, 4.368 crianças e adolescentes até aos 19 anos morreram por ferimentos causados por uma arma de fogo, uma taxa de 5,4 por 100.000 pessoas desta faixa etária. Os homicídios são responsáveis por quase dois terços destas mortes.

Acontece hoje

Luta Nacional

A CGTP inicia hoje um período de luta pelo desagravamento das condições de vida com uma manifestação junto à Assembleia da República, enquanto decorre a aprovação do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) no plenário parlamentar.

 

Liga das Nações A

A seleção portuguesa de futebol realiza hoje o segundo treino de preparação para os quatro primeiros jogos do Grupo 2, ainda sem poder contar com Rui Patrício, Pepe e Diogo Jota.

 

Economia

O apoio de 60 euros às famílias mais vulneráveis, criado para atenuar o impacto do aumento dos preços dos bens alimentares, é pago hoje a cerca de 280 mil famílias, segundo fonte oficial do Ministério do Trabalho.

 

Cultura

A 17.ª edição da Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja volta à Casa da Cultura da cidade, com 16 exposições de autores portugueses e estrangeiros, estando prevista a presença da maioria no primeiro fim de semana do festival para encontros com o público.

 

LGBTI+

As terapias de conversão sobre pessoas LGBTI+ ou os problemas e a discriminação associados ao envelhecimento desta população são alguns dos temas em destaque na conferência sobre os 40 anos da despenalização da homossexualidade de Portugal.

"Ela só tentou chamar a polícia"

O testemunho arrepiante de Angel Garza, um pai que perdeu a filha no massacre no Texas

E finalmente

“Estavam a disparar diretamente contra os jornalistas”. Novas provas sugerem que Shireen Abu Akleh foi morta em ataque direcionado pelas forças israelitas. Leia aqui a investigação CNN sobre o caso.

Frame vídeo exército israelita. Investigação CNN à morte de Shireen Abu Akleh

 

Termómetros a subir 🌡️

As temperaturas sobem esta sexta-feira e os termómetros podem atingir os 36 graus em algumas regiões do país. As temperaturas elevadas levaram a que o IPMA colocasse 29 concelhos em risco máximo de incêndio e deixasse ainda o aviso de que Portugal continental, o arquipélago da Madeira e a ilha Terceira, no grupo central dos Açores, apresentam hoje um risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais