Máximas podem chegar aos 36 graus. Há 29 concelhos em risco máximo de incêndio

Agência Lusa , CE
27 mai 2022, 07:43
Calor na Grécia

O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até terça-feira

Vinte e nove concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Leiria e Castelo Branco apresentam esta sexta-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Com este risco estão os concelhos de Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira (Faro), Portalegre, Gavião, Castelo de Vide, Marvão, Nisa (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Vila de Rei, Sertã (Castelo Branco), Batalha e Marinha Grande (Leiria).

Também os concelhos de Mação, Abrantes, Chamusca, Constância, Vila Nova da Barquinha, Sardoal, Ferreira do Zêzere, Tomar, Ourém e Alcanena (Santarém) estão hoje em risco máximo.

O IPMA colocou também vários concelhos de quase todos os distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado.

O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até terça-feira.

Hoje, as temperaturas máximas vão variar entre os 27 graus Celsius na Guarda e os 36 graus em Santarém, enquanto as mínimas vão oscilar entre os 11 graus em Bragança e os 20 em Aveiro, Portalegre e Porto.

O IPMA prevê ainda para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas até ao final da manhã e a partir do final da tarde, e subida da temperatura, em especial da máxima.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Continente, Madeira e ilha Terceira nos Açores com risco muito elevado de radiação UV

Portugal continental, o arquipélago da Madeira e a ilha Terceira, no grupo central dos Açores, apresentam hoje um risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

O continente e o arquipélago da Madeira estão esta sexta-feira com risco muito elevado de exposição à radiação UV, com exceção do distrito de Leiria e a ilha da Madeira, que estão com níveis elevados.

O IPMA colocou também as ilhas de São Miguel, Faial e Flores, nos Açores, em risco moderado de exposição à radiação UV.

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

Para as regiões com risco elevado, recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t’shirt’ e protetor solar.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Mais Lidas

Patrocinados