Banana Island: um pedaço de paraíso ao largo da costa de Doha

CNN , Dimitris Sideridis
27 nov 2021, 13:22

Não é em villas sobre a água, areias douradas e deslumbrantes águas azul-turquesa que pensamos quando imaginamos umas férias em Doha.

Mas ao largo da costa da capital do Catar existe um destino de luxo que oferece tudo isso, e muito mais.

A ilha em forma de lua, Banana Island, tornou-se um destino de topo para os viajantes que procuram luxo, desde a abertura em 2015.

Gerida pela Anantara, sediada na Tailândia, o resort de luxo alega ser o único no Catar com bungalows sobre a água, alguns deles equipados com terraços e piscinas infinitas privativas, para além de ser um de apenas dois resorts com bungalows sobre a água na região do Golfo, além do Palm Resort, no Dubai.

Mundo de relaxamento

Rodeado de conforto e opulência, Banana Island é como estar a entrar nas Maldivas, com as suas raízes de palmeira salientes e os quartos com vista para o mar.

O resort de luxo é acessível via catamarã a partir do porto de Dhow (perto do Museu de Arte Islâmica) ou via iate privado.

Quem optar pelo catamarã, será recebido por sorrisos calorosos ao embarcar no ferry, onde pode degustar café árabe, tâmaras e água, durante a viagem.

Cerca de 20 minutos depois, os hóspedes dão entrada na ilha de cinco hectares ao som de tambores e entram num mundo de completo relaxamento.

Os 141 quartos de hóspedes, villas e bungalows estão decorados em estilo árabe e apresentam casas de banho adornadas com mosaicos luxuosos, cortinas automáticas, televisor de plasma, minibar e máquina de café.

“O que mais me impressionou foi a área enorme dos quartos simples”, disse em 2019 Alexander Köhler, um sul-africano de 26 anos residente em Doha, que volta e meia faz a viagem de ferry até Banana Island.

“Tinha uma confortável cadeira reclinável no alpendre com uma belíssima vista para o mar. As casas de banho eram impressionantes, tal como o restaurante no mar, onde podíamos ver os peixes a nadar debaixo de nós.”

Escapadelas de praia

Foto: Dimitris Sideridis

Quando não estão a descontrair nos 800 metros de praia privativa, os hóspedes têm uma longa lista de atividades ao ar livre com que se entreter.

Falamos de mergulho, canoagem, snorkelling, stand-up paddleboarding ou conquistar as ondas num simulador de surf.

Quem pretende algo mais relaxante, pode desfrutar do baloiço sobre as ondas do mar, ótimo para tirar fotos para o Instagram.

O resort também providencia várias experiências e atividades de um dia como a “visita do chá”, um “jantar privativo personalizado para ocasiões especiais e vários tratamentos de spa.

Os estrangeiros não devem esquecer que o Catar é um país islâmico e que, segundo as tradições locais, Banana Island é um resort sem bebidas alcoólicas. Os hóspedes não podem levar bebidas alcoólicas para desfrutar em privado.

Mas podem provar cocktails sem álcool junto à piscina, praticar desportos de praia, jogar golfe ou, simplesmente, degustar a comida de um dos inúmeros restaurantes na ilha, que servem desde iguarias do Médio Oriente e asiáticas a clássicos americanos e comida italiana requintada.

Tem sempre à disposição uma frota de carrinhos de golfe elétricos para se deslocar.

Favoritos para as famílias

Foto: Dimitris Sideridis

Se o sol do Golfo estiver abrasador, há várias atividades de interior à escolha.

Os hóspedes podem relaxar no spa e centro wellness, testar a sua habilidade nas várias pistas de bowling, jogar bilhar e matraquilhos ou aninhar-se entre mantas e almofadas a assistir a filmes num exclusivo cinema com 20 lugares.

Um grande sucesso entre as famílias é o cinema para crianças, além dos clubes infantis e a piscina com escorregas.

Para além dos viajantes que pernoitam, especialmente do Catar, Alemanha, Rússia e Reino Unido, o resort também é popular junto de viajantes que vão passar o dia em busca de diversão e tranquilidade, longe do tráfego intenso de Doha, regressando depois de ferry à vibrante metrópole do Golfo.

Banana Island, Doha, Catar; +974 4040 5050

Nota do editor: o programa CNN Travel obtém vários patrocínios da parte dos países e regiões visitados. No entanto, a CNN mantém um completo controlo editorial sobre todos os seus artigos.

Luxo

Mais Luxo

Na SELFIE

Patrocinados