Não vive sem o seu café todos os dias? Alerta: stock de referência baixou, preço pode subir

8 dez 2023, 09:00
Novo estudo revela que o café reduz o risco de problemas cardíacos e morte prematura, principalmente o café moído e o descafeinado (CNN Internacional)

Há perspetivas de que o preço do café enquanto matéria-prima possa subir 20%. Mas isso vai ter impacto na sua carteira? Talvez não. Porque em Portugal consumimos uma variedade de café que não está a ser tão afetada na negociação. E porque a tendência de subida não deverá mostrar-se sólida. Então o porquê de tudo isto? Uma mudança de regras

Tal como muitas outras matérias-primas, o café é negociado em bolsa. E é do mercado de referência para o café arábica – a Intercontinental Exchange - que vêm perspetivas menos animadoras para os apreciadores de café.

Há cerca de 10 anos que, neste local de negociação, o stock de café não era tão baixo. E já sabe como funciona o mercado: menos oferta, subidas no preço. Mas a que se deve tudo isto? A uma alteração das regras, que fez soar as campainhas de alarme.

Os produtores colocavam o seu café nos armazéns cotados na Intercontinental Exchange. Mas “quando o café ficava lá muito tempo em stock, levavam uma penalização por antiguidade”, explica o analista da XTB Vítor Madeira.

Antes, para evitá-la, os produtores retiravam o café do armazém para o “recertificar” depois - ou mesmo para vendê-lo fora do mercado contratual. Só que, desde 1 de dezembro, ficou claro que o café já certificado não poderá ser vendido múltiplas vezes na Intercontinental Exchange.

Com a forte produção, que levava à acumulação de stocks, o café arriscava-se a ser negociado a preços inferiores ao normal. Daí que, ao longo dos últimos meses, para evitar penalizações, tenha havido agentes a reduzir a quantidade da sua matéria-prima sujeita a esta negociação.

E, com a alteração na certificação, no início do mês, muitos optaram também por retirá-lo, ditando uma forte queda nos inventários.

(Unsplash)

Vou sentir o efeito na bica?

Este é o cenário no mundo da negociação do café. Mas, no que toca a si, há motivos para preocupação?

“Por enquanto não, não devemos estar preocupados com o preço do café”, explica Vítor Madeira. Até porque a tendência portuguesa no consumo ajuda neste cenário: “o mercado que está a ter mais impacto é o café arábica. O café que consumimos mais em Portugal é o café robusta”.

“Não espero qualquer subida no preço do café. O café vem de um mercado que caiu desde fevereiro de 2022 até aos últimos meses. E não vimos o preço a cair nas lojas ou na bica. Isto não é como os combustíveis”, reforça o analista.

Outubro passado marcou uma inversão nessa tendência, com uma subida do preço do café enquanto matéria-prima. Os próximos tempos serão determinantes para mostrar se ela é para manter ou não. Porque, aí sim, o preço que todos pagamos pelo café poderá subir.

A corretora XTB antecipa que, caso a subida se mantenha por bastante tempo, o preço do café poderá subir até 20% nos próximos meses. Os sinais dos primeiros dias de dezembro não apontam nesse sentido: depois do rebuliço inicial, “estamos a assistir a algumas quebras” na negociação do preço do café na Intercontinental Exchange.

Em Portugal, esse efeito far-se-ia sentir também. Porque, embora sejamos mais consumidores do café robusta, a maior pressão sobre o café arábica faria muitos mercados viraram-se para outras qualidades deste grão.

(Unsplash)

Então, onde está o café? Há falta de café?

Se os stocks de café estão em níveis historicamente baixos na Intercontinental Exchange, isso quer dizer que há menos café no mundo? Nem por isso, porque este é apenas um dos polos de negociação desta matéria-prima. Relevante, sim, mas apenas um entre muitos.

Então, estará aí a perguntar-se: então onde está o café que foi retirado dos armazéns cotados na Intercontinental Exchange? O analista explica que muito dele estará nos armazéns dos próprios produtores, para que entre na venda direta, por exemplo, a empresas que processam essa mesma matéria-prima. Ou que está também a ser colocado em armazéns cotados noutros fóruns de negociação.

Vítor Madeira fala, por isso, em “stocks artificiais” ditados pela alteração na Intercontinental Exchange, mas que têm o poder de ditar as perceções sobre o mercado do café.

Até porque, em termos mundiais, a produção continua a ser mais alta do que o consumo. “Os produtores de café dizem esperar que as colheitas de 2024 sejam melhores, algo que faria cair o preço do café. Inclusive o maior produtor do mundo de café arábica, que é o Brasil”, explica Vítor Madeira.

Contudo, o cenário poderá mudar em 2025: a Organização Internacional do Café já avisou que a União Europeia poderá enfrentar falta de café nesse ano, devido à falta de clareza sobre a implementação das regras sobre desflorestação. No final do ano passado, Bruxelas definiu regras obrigatórias para garantir que os produtos não têm origem em zonas alvo de desflorestação.

(Unsplash)

 

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados