Bifanas sim, cachecóis nem por isso

28 out 2000, 00:54

Que tal de negócio? Esqueçamos por um instante as eleições e falemos de negócios. Que tal? Os vendedores de cachecóis, bandeiras e bonés queixam-se. Os que escolheram tentar a sua sorte com castanhas, bifanas e cervejas apostaram em cheio.

00:47-Camisolas, bandeiras, cachecóis e bandeiras venderam-se mal, para não dizer muito mal. Mais sorte tiveram os vendedores de castanhas. E melhor ainda foi o dia da senhora Maria, toda contente por ter percebido que «quem leva uma bifana, leva também uma cerveja ou um copo de vinho». Por isso, o negócio foi bom. Nesta altura, a fila já passou o túnel de acesso ao estádio. 

00:37-Na fila ainda estão centenas de pessoas que aguardam pacientemente o momento de depositar o voto na urna. A grande maioria já sabe o resultado das sondagens e discorda pelo facto de terem sido divulgadas antes do encerramento das urnas. Entre eles estão José Semedo e Hélder Guerreiro, que vieram esta manhã de Albufeira. No entanto, estranho, só o primeiro é sócio do Benfica, há um ano. O outro é adepto do Sporting. Veio com o sócio só para o acompanhar. Puro desporto, como se vê. O associado discorda muito das sondagens. «Um voto é um voto, as sondagens valem o que valem». Tentou duas vezes entrar na fila, mas como estava muito grande desistiu. À terceira «foi de vez». 

23:54-Chega um grupo de seguranças com o intuito de fechar a fila. As televisões começam a entrevistar o último. Mas nesse momento chega um outro sócio. Esse sim, seria o último. Chama-se Vítor Leitão, mora na Amadora, é sócio há 25 anos com o número 23901. «Vim de propósito para ser o último e vou votar em branco porque não concorda com nenhum dos candidatos». Um por já o conhecer «há três anos», o outro por ter «abandonado o barco». Depois, também não gostou do modo como decorreram as eleições. «As televisões vendem presidentes», disse. Ao lado da Filipa, a filha adolescente, sócia desde que nasceu, lá ficou à espera de votar. 

23:54-Paulo Madeira, capitão da equipa do Benfica, foi o único jogador a votar nestas eleições. Em declarações à Sport TV, considerou que «o Benfica está de parabéns por esta afluência» e lamentou que a campanha tenha decorrido «num tom de crítica excessiva». Paulo Madeira disse ainda que «qualquer que seja o vencedor terá de trabalhar para colocar o Benfica no lugar a que tem direito». 

23:20- Com a fila de votantes a estender-se bem dentro da Avenida Lusíada, começa a afigurar-se como provável que o último sócio a exercer o seu direito de voto o faça apenas por volta da uma da manhã: a fila será bloqueada à meia-noite, e o período que os sócios estão a demorar entre a chegada e o voto é agora de cerca de sessenta minutos. 

22:26-Actualização de resultados às 22 horas: 16841 votantes às 22 horas. Com 20 votos, 11610; com cinco, 3727; com um 1504. 

22:21-A fila para votar voltou a aumentar, chegando de novo perto do edifício da Agência Lusa. Todavia, a espera é relativamente curta, pouco ultrapassando uma hora. 

22:00-Preud¿homme votou agora. Em silêncio. 

20:46-Agora a fila já está mais pequena. Termina por debaixo do viaduto da Avenida Lusíada. Quem chega para votar demora cerca de hora e meia para chegar ao pé das urnas. 

20:24-A Mesa da Assembleia Geral do Benfica revelou os números registados até às 20 horas nas eleições encarnadas: votaram 13.549 sócios (9.500 com 20 votos, 2.890 com cinco e 1.159 com um). O recorde de votantes em actos eleitorais na Luz (19.865) pode ainda ser batido, mas dificilmente será largamente ultrapassado, como se chegou a prever. 

19:30-João Santos, antigo presidente do Benfica, disse depois de votar que «em face da adesão dos sócios, este é um acto histórico para o Benfica, seja qual for o resultado». 

19:15-Diamantino Miranda, ex-jogador encarnado, está «supreendido» com o número de votantes. Ele próprio já fez a sua escolha e deixa o desejo de que «o Benfica regresse a um passado em que era respeitado e sabia respeitar». Diamantino, tal como Damásio, saiu do pavilhão da Luz integrado num forte grupo de opositores a Vale (Luís Tadeu, Abílio Rodrigues, António Figueiredo e Rui Santos, entre outros). 

19:10-Manuel Damásio, antecessor de Vale e Azevedo na presidência do Benfica, votou e manifestou-se contente com a adesão ao acto eleitoral. «Hoje decide-se se os sócios vão continuar a ter uma palavra a dizer na vida do Benfica», disse. 

19:00-Segundo dados fornecidos pela Mesa da Assembleia Geral do Benfica, votaram nas eleições do Benfica, até às 19 horas, 11.760 sócios do clube da Luz. Esta informação, por ser intercalar, não pormenoriza as contagens em termos de sócios com 20, 5 ou 1 voto. Às 20 horas haverá mais dados oficiais. 

Saiba tudo o que se passou na Luz nesta tarde.

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados