Besiktas tem nova fortaleza, mas lado negro mantém-se

23 nov 2016, 10:22
Nápoles-Besiktas (Reuters)

Se de um lado há os golos passados de Quaresma e Aboubakar, do outro há os de Salvio

O combate das águias. Besiktas e Benfica vão batalhar por três pontos nesta quarta-feira, em Istambul, num jogo que pode ser decisivo para ambos na Liga dos Campeões. O currículo dos encarnados na Turquia está longe de ser famoso e para chegar já aos oitavos de final da Champions vão ter de fazer o que ainda ninguém fez em jogos oficiais: vencer na nova fortaleza das Águias Negras. No entanto, esta como a antiga tem um lado negativo.

Este é um confronto entrelaçado pelas ligações existentes entre um clube e outro. Algumas óbvias e recentes, com alguns fatores facilmente identificáveis a favor do Besiktas a terem eco também no lado do Benfica. E aí entra Eduardo Toto Salvio.

Anderson Talisca está fora de jogo, por lesão. Portanto, o Benfica não corre o risco daquele jogador que emprestou ao Besiktas voltar a retirar-lhe dinheiro e pontos. Restam, porém, três jogadores com ligação à baliza encarnada.

O novo estádio do Besiktas: tem capacidade para pouco mais de 43 mil pessoas

Ricardo Quaresma é um nome fácil de acertar: pelo FC Porto, apontou quatro golos às águias portuguesas. Também ao serviço dos dragões, Aboubakar encontrou as redes do Benfica;

Falta falar de Atiba Hutchinson. O canadiano faturou pelo Copenhaga frente aos encarnados. Já o fez há algum tempo, é verdade. Há tanto tempo que o Benfica venceu esse encontro por 2-1, com bis de Rui Costa. Ainda assim, está lá no registo, como nos registos mais antigos do Besiktas estão três nomes que também passaram pela Luz: Bebé, Manuel Fernandes e Simão Sabrosa.

Na Liga dos Campeões, Gonçalo Guedes é a exceção aos golos do Benfica. Dos seis apontados, cinco são argentinos, três pertencem a Toto Salvio. O camisola 18 é o segundo melhor argentino do Benfica na prova, mas é o único jogador do plantel que já marcou ao Besiktas.

O bis de Salvio em Madrid


Atletico Madrid 3 - 1 Besiktas ILK YARI FIRST... por Maclar_Buradatv

Se os golos de Quaresma podem ser recordados de um lado da barricada, os de Salvio podem também do outro. Foram três no total: um deles em Istambul, nos descontos, os outros dois em Madrid, com o Atlético a eliminar o Besiktas num global de 6-1 nos oitavos de final da Liga Europa 2011/12. Já agora, em nota de rodapé, Pizzi jogou na capital espanhola e estava no banco na partida da Turquia.

O atual vice-capitão do Benfica marcou esse golo no Estádio Inonu, que deu lugar ao moderno recinto que hoje é utilizado pelos turcos.


Besiktas 0 - 3 Atletico Madrid www.sporozet... por GSaray_FPage

Com o nome de uma reconhecida operadora móvel, a Arena inaugurada em abril é uma fortaleza inexpugnável em jogos oficiais até ao momento. Só o AZ Alkmaar lá venceu num particular.

Portanto, para garantir a qualificação nesta quarta-feira, os encarnados necessitam de bater estas estatísticas: vencer pela primeira vez na Turquia e bater uma equipa que não perde em casa (e jogou em dois estádios) desde fevereiro e que está invencível na temporada 2016/17.

A estatística vale o que vale quando a bola rola no relvado, mas ela serve para padronizar comportamentos. E, nesse aspeto, o Besiktas também tem um lado negro: a Champions League.

O menor currículo traz, claro, menos jogos, mas não deixa de ser curioso que a última vitória em casa aconteceu em…2007. Depois disso, o Besiktas perdeu todos os jogos em Istambul na Liga dos Campeões 2009/10 e empatou os dois desta campanha: ganhar em casa é algo que o novo recinto ainda não resolveu. 

Uma vitória encarnada garante passagem direta à fase seguinte; um triunfo turco deixa a qualificação do Besiktas, inédita, pendente do Dínamo Kiev pontuar em Nápoles.

Pode ser decisivo, portanto.

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados