Nove dos melhores retiros de bem-estar do mundo

CNN , Hafsa Khalil
7 mai 2022, 12:00

Um guia ideal para quem precisa de um escape aos últimos anos

Ser massajado por estranhos, mergulhar em águas aromáticas, ou encorajado a experimentar diferentes poses de yoga em locais bonitos, não vai eliminar os problemas que possa ter desenvolvido nos últimos dois anos.

Ainda assim, para quem ainda carrega a bagagem de ansiedade ou das consequências a longo prazo para a saúde provocadas por estes tempos difíceis, estas atividades que induzem bem-estar serão certamente uma fuga desejada.

Quer se esteja à procura de uma limpeza profunda nas montanhas de neve da Nova Zelândia, massagens nas Maldivas e Santa Lúcia, ou uma terapia termal em Santa Lúcia, aqui ficam alguns dos melhores locais para rejuvenescimento que o mundo tem para oferecer.

Aro Hā, Nova Zelândia

Aro Hā, Nova Zelândia

Rodeado pelos cumes nevados dos Alpes do Sul, Aro Hā declara ter um simples kaupapa, isto é, propósito: o de regenerar a mente e o corpo.

Mas não é fácil - os hóspedes devem cortar totalmente com o álcool, a cafeína e o tabaco antes de iniciarem a sua jornada de bem-estar.

Os dias em Aro Hā começam com o som de tigelas tibetanas, dinâmica de Flow Yoga com o pano de fundo do sol nascente e um pequeno-almoço de pão de cenoura com manteiga de maçã e coulis de bagas, tudo proveniente do jardim do resort.

Para manter a mente, o corpo e o espírito limpos, a cozinha prepara refeições de base vegetal, com ênfase no ideal ‘do jardim para a mesa’. É atribuída igual importância ao fitness, pelo que é altamente recomendável desfrutar de uma caminhada subalpina pela região antes de visitar o spa ou desfrutar de uma massagem terapêutica.

Aro Hā

Willka T'ika, Peru

Willka T'ika recorre aos ensinamentos do povo local - quechua - para um retiro de bem-estar saudável.

Escondido nos Andes entre a antiga cidadela de Machu Picchu e Cusco, a capital dos Incas, este resort ecológico situa-se no meio de uma das paisagens mais incríveis do mundo.

Junta-se-lhe um spa de luxo e torna-se num refúgio pós-pandémico perfeito.

A beleza deslumbrante vai para além da pitoresca paisagem ao ar livre; entre os edifícios de cor-de-rosa deste hotel boutique, encontram-se os Sete Jardins de Chakra - um espaço restaurador paisagístico para representar os sete chakras clássicos, que, segundo algumas crenças, são os centros de energia do corpo humano.

Embora as cerimónias tradicionais andinas possam ser experimentadas fora do resort, os membros do staff, incluindo o povo indígena quechua, assegura que as estadias dos hóspedes sejam influenciadas pela sua relação com Pachamama -- a Mãe Terra. Uma ótima forma de entrar em contacto com a natureza poderá também ser através de um relaxante banho solar de sal, ervas e flores, sob o céu noturno, que foi previamente aquecido pelo sol durante o dia.

Willka T'ika

BodyHoliday, Santa Lúcia

A clínica de pele de BodyHoliday oferece um programa de "beleza restaurativa".

Um cenário idílico do Mar das Caraíbas entre praias de areia fina e florestas tropicais dá ainda mais credibilidade à promessa do BodyHoliday: "Dê-nos o seu corpo durante uma semana e devolver-lhe-emos a sua mente".

Dependendo do programa, os hóspedes podem passar toda a sua estadia a praticar yoga ou a explorar a ilha com atividades entusiasmantes, como mergulho e tiro com arco e flecha.

Há um Wellness Center com uma clínica de pele, que ostenta "beleza restauradora", entre outros tratamentos de spa e terapia.

A "Massagem da Serenidade” é também popular entre os hóspedes - uma técnica sueca que utiliza uma mistura especial de óleos para ajudar a respirar e a dormir, juntamente com princípios Ayurvédicos.

BodyHoliday

Anantara Eastern Mangroves, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Anantara Eastern Mangroves tem tratamentos de spa de luxo, incluindo um hammam turco.

Com vista para os belos mangais à beira da cidade, Anantara usa o seu ambiente natural para criar um oásis de cura que combina a cura oriental com influências árabes. Os tratamentos exclusivos aqui incluem o "Vichy desert sand body scrub" (esfoliação corporal com areia do deserto vichy) e a "Neom de-stress candle massage" (massagem anti-stress com vela Neom).

Dependendo do seu estado de espírito, os hóspedes podem experimentar o hammam turco ou aventurar-se na orla marítima de Anantara, onde podem participar num dos muitos desportos aquáticos disponíveis.

Outras terapias incluem as típicas ofertas de um hotel de luxo -- numerosas opções de refeições de alta gastronomia e bebidas à discrição por conta da casa.

Anantara Eastern Mangroves

Ananda nos Himalaias, Índia

 

O Ananda situado no caminho espiritual dos Himalaias inclui check-ups médicos e consultórios termais.

Situado nas encostas dos Himalaias e rodeado pelas florestas do Sal, Ananda define-se como um "caminho espiritual". Oferece terapias adaptadas às necessidades dos hóspedes - os recém-chegados, cansados da pandemia, podem querer desfrutar do programa de "gestão de stress".

São fornecidos check-ups médicos completos, juntamente com consultorias de spa para assegurar atividades tais como yoga, meditação, pranayama (regulação da respiração) e mergulhos refrescantes que oferecem imensos benefícios.

Diz-se que a este retiro rejuvenescedor já foram convidados como a realeza britânica e celebridades como Elizabeth Hurley e Brad Pitt. Se tiver sorte, pode acabar numa caminhada pelas florestas com alguém que reconheça.

Ananda nos Himalaias

Stanglwirt Green Spa Resort, Áustria

As instalações aquáticas do Stanglwirt Green Spa Resort ecoam na paisagem de montanha rochosa.

Este extenso chalé alpino com telhado de relva nas montanhas Wilder Kaiser da Áustria é um misto entre "Música no Coração" e "O Hobbit", onde a família Hauser preside à sofisticada paisagem ecológica.

As credenciais ambientais são reforçadas por comida caseira produzida na quinta biológica de Stanglwirt, e uma eco sauna construída com pinheiro local arolla.

As atividades que oferecem incluem golfe, equitação e esqui. Há também um jardim interior de fitness com 500 metros quadrados.

Os destaques de Stanglwirt incluem instalações aquáticas concebidas para imitar os arredores rochosos das montanhas. Antes de subirem as escadas cobertas de musgo para se entregarem aos tratamentos orgânicos do spa, recomenda-se que os hóspedes experimentem deixar a salmoura das piscinas de água salgada amaciar a sua pele enquanto se estendem numa alcova de massagem.

Stanglwirt Green Spa Resort

Palazzo Fiuggi, Itália

Os programas do Palazzo Fiuggi são adaptados às necessidades específicas dos hóspedes.

Este retiro terapêutico tem uma abordagem de 360 graus ao bem-estar, com um objetivo sério que poderá potencialmente oferecer algum alívio a pessoas que estejam a sofrer de doenças, incluindo as consequências a longo prazo da Covid-19.

O cenário é idílico, com as águas curativas e a beleza natural da cordilheira italiana dos Apeninos como pano de fundo.

O Palazzo Fiuggi oferece programas de tratamento de bem-estar personalizados com terapias holísticas e serviços terapêuticos adaptados por uma equipa de médicos e especialistas.

Os hóspedes podem escolher entre tratamentos "médicos e de diagnóstico" como o seu programa "Pós-Covid-19" ou um plano de "regeneração" como o seu programa "Restauração e Equilíbrio".

Todos os planos de tratamento vêm com extensos exames médicos, banhos romanos e drenagem linfática, aromaterapia e outras massagens.

Os melhores tipos de tratamentos de bem-estar também incluem uma boa alimentação. Aqui os hóspedes podem desfrutar de um menu elaborado por um chef de três estrelas Michelin.

Palazzo Fiuggi

Euphoria Retreat, Grécia

Euphoria Retreat oferece atividades únicas de bem-estar, como o yoga do riso para limpar a mente.

A encantadora aldeia montanhosa de Mystras é uma escapatória mais fresca das planícies do interior do Peloponeso grego, e uma porta de entrada para as fabulosas maravilhas ancestrais da fortaleza bizantina acima desta.

É também o local ideal para outro tipo de escapatória. Euphoria é um complexo termal construído num estilo clássico que oferece aos hóspedes, entre outras coisas, tratamentos especificamente concebidos para ajudar na recuperação pós-pandémica.

O programa "Feel Alive Again" de Euphoria visa aliviar os hóspedes da negatividade reprimida, através de uma combinação de atividades como o yoga do riso, trabalho de respiração e música.

A estância afirma que estas atividades foram concebidas para libertar pensamentos e emoções inconscientes para purificar a mente.

Também oferece uma terapia patenteada "3GL PLUS" que mede os parâmetros mais importantes para a saúde metabólica à medida que os hóspedes viajam através de Euphoria Methodos, a abordagem do spa que combina a medicina holística hipocrática com a espiritualidade taoista.

É de esperar que os hóspedes saiam num estado de euforia.

Euphoria Retreat

 

Joali Being, Maldivas

Joali Being tem como objetivo proporcionar aos seus visitantes uma sensação de liberdade.

Rodeado por areias suaves e pela brisa do oceano, este resort de bem-estar da ilha centra-se em torno do conceito de “leveza”. No entanto, nenhuma lei da gravidade é infringida; em Joali Being, o que isto significa é que tentam proporcionar aos seus visitantes uma sensação de liberdade.

O resort afirma combinar ciência moderna com artes curativas ancestrais para que os seus hóspedes desfrutem de uma estadia inspirada pelos seus quatro pilares de bem-estar: mente, microbioma, energia e pele.

São oferecidos programas adaptados para reequilibrar o bem-estar dos hóspedes, incluindo desde a massagem de corpo inteiro Abhyanga até terapias nas refrescantes águas do Salão de Hidroterapia do resort.

E em relação a bebidas? Há mais de 60 tipos de chá biológico disponíveis na sala de chá, Sai, para os hóspedes beberem e, se tudo correr bem, sentirem a tal sensação de leveza.

Joali Being

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados