TVI e Sérgio Figueiredo absolvidos no caso Banif

10 mai 2022, 19:23
TVI

Tribunal absolve a TVI e Sérgio Figueiredo no processo relativo à notícia da estação, em dezembro de 2015, de que o Banif iria ser alvo de resolução, o que aconteceria uma semana depois.

A TVI foi hoje absolvida no denominado processo Banif.

Num caso que remonta a 2015, a estação e o então Diretor de Informação, Sérgio Figueiredo, tinham sido acusados da prática de um crime de ofensa à reputação económica, por terem avançado uma notícia que dava conta da resolução do banco.

A decisão do Juízo Criminal de Lisboa, hoje conhecida, foi peremptória: absolveu a TVI, bem como o Diretor de Informação à data dos factos, por considerar que não estavam preenchidos os requisitos mínimos que pudessem gerar a sua responsabilidade.

Segundo um comunicado emitido pela estação da Media Capital, a que pertence a CNN Portugal, “o desfecho deste processo foi aquele por que a TVI sempre se bateu, considerando que na sua essência estava a defesa da liberdade de expressão e de um jornalismo independente”.

Recorde-se que, a 13 de dezembro de 2015, a TVI noticiou que o Banif iria ser alvo de uma medida de resolução, o que veio a confirmar-se uma semana depois, a 20 de dezembro, quando o Governo e o Banco de Portugal anunciaram a resolução do Banif.

A resolução do Banif causou um prejuízo ao Estado superior a três mil milhões de euros.

 

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados