A vanguarda do design e da mobilidade elétrica

Conteúdo patrocinado
29 out 2023, 07:19

Acaba de ser lançado um SUV elétrico de alto desempenho que promete revolucionar o mercado – não só pela sua performance, mas também pela sofisticação do seu design, tecnologia e sustentabilidade. Descubra o Polestar 3 e deixe-se apaixonar por uma nova geração automóvel.

A Polestar é a nova estrela do mundo dos elétricos: marca sueca, irmã da Volvo, dedica-se exclusivamente ao desenvolvimento de veículos elétricos premium, que se destacam por uma forte componente tecnológica e design futurista. A marca lançou, recentemente, o seu primeiro SUV, o Polestar 3, que é o equilíbrio perfeito entre minimalismo e pureza escandinava e performance de topo.

E é precisamente isso que nos conta Nahum Escobedo, Diretor de Design Exterior da Polestar, numa entrevista exclusiva, a partir do Salão Automóvel de Bruxelas. O responsável explica que o Polestar 3 se distingue desde logo de outros SUV pelo seu estilo desportivo – com um tejadilho baixo, apresenta-se como um modelo escultural e inovador. Por outro lado, a dianteira do Polestar 3 mostra imediatamente que este é um automóvel vindo do futuro: já sem a necessidade das grandes grelhas a que os automóveis a combustão nos habituaram, este SUV apresenta uma dianteira futurista e tecnológica, onde a marca aproveitou para concentrar um conjunto de radares, câmaras e sensores que oferecem mais assistência e segurança à condução. Na dianteira do Polestar 3 vemos também uma impressionante asa, que não só acrescenta aerodinâmica ao SUV, tão necessária na nova eletrificação automóvel, como também ainda mais caráter a um carro de contornos desportivos e impactantes. O Polestar 3 é ainda envolvido por frisos negros, o que lhe confere um aspeto musculado e robusto. 
 

Luxo automóvel de nível superior

A sustentabilidade é outra das preocupações desta inovadora marca escandinava. Para Nahum Escobedo, estamos numa era em que não podemos ignorar a importância da sustentabilidade, mas essa é também uma aposta que vem acrescentar mais valor e sofisticação ao design automóvel. No caso do Polestar 3, este novo SUV beneficia, no seu interior, de materiais conscientes: os estofos são produzidos a partir de pele Nappa, de acordo com as normas rigorosas de bem-estar animal da Bridge of Weir na Escócia, são isentos de crómio e totalmente rastreáveis. Já o décor é feito de madeira black ash: uma abordagem mais sustentável, que reduz os resíduos, fazendo melhor uso do folheado disponível.


De referir também que o interior do Polestar 3 foi concebido para estimular os sentidos, onde se inclui um sistema de som Bowers & Wilkins, para uma experiência sonora inigualável. O conforto de nível superior é outra característica a que a Polestar nos habituou desde o seu primeiro modelo. Agora que apresenta ao mercado o seu primeiro SUV, traz-nos um modelo rebaixado e desportivo sem comprometer o conforto. O Polestar 3 inclui bancos ajustáveis, pensados para proporcionar uma experiência única de ligação e de controlo, com boa visibilidade em todas as direções. Os bancos dianteiros têm função de memória, permitindo oito formas de adaptação. Os bancos traseiros não ocupam um banco de trás: em vez de um banco, conta com três bancos atrás, oferecendo o mesmo apoio e conforto que os bancos dianteiros. O piso totalmente plano oferece mais espaço para as pernas, independentemente do lugar onde estiver sentado.


A experiência de condução é plena de emoção, sem descurar a segurança. No Polestar 3, há mostradores digitais e comandos que oferecem uma visão moderna da informação ao condutor, sem comprometer a sua intuitividade. Há um ecrã central tátil, grande e sem moldura, de 14,5'', com revestimento antirreflexo para proporcionar uma ótima legibilidade mesmo sob luz solar direta. Impossível não referir o teto panorâmico, que garante uma maior sensação de espaço e uma experiência de topo a cada viagem.
 

Potência e rapidez de carregamento

O desempenho do Polestar 3 é surpreendente: este SUV foi pensado para reduzir o rolamento da carroçaria e criar uma condução dinâmica e equilibrada. Com uma potência até 489 cv, binário de 840 Nm e capacidade de atingir 100 km/h em 5 segundos, consegue uma autonomia até 610 km. O Polestar dispõe de um modo de desempenho que ajusta a gestão do motor e a vetorização do binário para garantir a máxima potência e aceleração a todo o momento. 

Para ampliar a autonomia, o Polestar 3 inclui uma característica inovadora: a travagem regenerativa. Este é um sistema que converte a energia de travagem em energia que pode ser utilizada para aumentar a autonomia do automóvel. Assim, reduz-se também o desgaste das pastilhas e discos de travão, o que resulta em custos de manutenção mais baixos e menos emissão de partículas para o ambiente.
A rapidez de carregamento é outro fator de destaque do Polestar 3. Em apenas 30 minutos, em pontos de carregamento rápido até 250 kW, consegue carregar até 80% da bateria. Em pontos de carregamento doméstico até 11 kW, demora cerca de 11h a carregar a totalidade da bateria.

Impossível resistir ao apelo deste SUV elétrico de topo, sem igual no mercado. Só falta acrescentar que já pode encomendar online o novo Polestar 3, sendo que as primeiras entregas em Portugal estão previstas para o segundo trimestre de 2024.

 

 


 

 

 

Automóvel

Mais Automóvel

Na SELFIE