Há uma marca ligada há mais de 120 anos ao setor da mobilidade. É uma das mais experientes na área e continua a somar sucessos. O segredo? Ouvir os clientes e oferecer soluções que facilitam o seu dia-a-dia.
Passou mais de um século desde que a Skoda se iniciou na área do transporte privado e cem anos desde que construiu o seu primeiro automóvel. O conhecimento e a experiência da marca são inquestionáveis e apesar das inúmeras mudanças económicas, industriais e sociais que tem atravessado, manteve uma presença robusta e constante no setor e é um símbolo de segurança e confiança para o mercado.
Integrada desde 1991 na Volkswagen, no maior grupo automóvel europeu, a Skoda nunca deixou de acompanhar a evolução dos tempos e também já entrou na corrida da mobilidade elétrica. É uma marca automóvel de olhos postos no futuro, sem esquecer os valores da sua fundação e o know how que lhe permite responder às necessidades de todos os clientes.
Com a experiência do passado, acelerando para o futuro
Qual será a chave do caminho sempre ascendente da marca e as suas expetativas para o futuro, numa altura em que a eletrificação automóvel vem trazer alterações profundas ao setor? Numa entrevista exclusiva, Luís Mateus, Diretor Geral da Skoda em Portugal, explica que a visão da marca sempre foi e continuará a ser estar atenta ao que o mercado procura e que os seus automóveis possam ajudar na vida de todos os dias dos seus clientes. Por isso, assume a aposta em veículos 100% elétricos mas mantém, para já, o investimento em novos modelos a gasolina e diesel.
Esta é uma estratégia que se tem vindo a provar vencedora. A Skoda já construiu automóveis de luxo, familiares, desportivos e partir deste ano passou a ter automóveis 100% elétricos – um contributo muito relevante no crescimento acumulado acima dos 80% à entrada do último trimestre de 2023. Com uma carteira diversificada de modelos de vários tipos, está perto de duplicar a quota de mercado. Foi há quatro anos que investiu num novo plano, que tem alavancado o seu valor e presença no mercado: começou por redefinir o conceito de produto, adaptando-o às necessidades dos seus clientes e ao que vão precisar no futuro; depois apostou numa estratégia multicanal seletiva, com o objetivo de defender o valor residual dos seus carros e o investimento dos seus clientes no momento da troca de viatura; procurou alargar o seu perímetro, entrando em novos segmentos; e finalmente, trabalhou a sua rede de concessionários, que hoje está ainda mais profissional e motivada para exceder as expetativas dos seus clientes.
Um plano bem pensado e focado no futuro, mas que não deixa de lado a vertente mais pragmática, tendo em conta o planeamento para 2024 de novos modelos movidos a gasolina e gasóleo. Enquanto o resto do setor parece quase exclusivamente centrado nos automóveis elétricos, a Skoda explica que o seu conhecimento da área indica que o mercado irá evoluir a velocidades diferentes e a aposta em modelos a combustão continua a ser válida. A Skoda acredita que este tipo de automóveis vão continuar a ser procurados, nomeadamente porque, a nível da eletrificação, há desafios que ainda precisam de resposta: a infraestrutura elétrica e o tempo de carregamento. Por isso, a Skoda está totalmente comprometida na transição da mobilidade sustentável e tem o objetivo de atingir a neutralidade carbónica em 2030, no ciclo desde a fábrica à comercialização dos produtos, mas por agora, além dos veículos elétricos, também irá continuar a disponibilizar aos seus clientes modelos movidos a gasolina e gasóleo e veículos híbridos – com dois tipos de propulsão, de segunda geração, com uma autonomia superior a 100 km e motores de combustão ultra eficientes, com menos emissões de gases poluentes e já cumpridores da norma Euro 7.
Atenta ao que os seus clientes procuram, a Skoda quer continuar hipóteses de escolha variadas: viaturas a combustão, plug-in hybrid ou elétricas. A marca procura alargar o seu leque de soluções e ao mesmo tempo, acompanhar a evolução de mercado, já que a União Europeia prevê que a partir de 2035 apenas sejam comercializadas viaturas novas com emissões de zero gramas de CO2.
Enyaq, o primeiro elétrico da Skoda
Foi este ano que a Skoda lançou o seu primeiro veículo 100% elétrico, o Enyaq. Um automóvel impactante e diferenciador, com o ADN da Skoda: o design distintivo, a habitabilidade, o espaço da bagageira e os elevados padrões de acabamento. Aspetos valorizados pelos clientes da Skoda e que a marca vai manter nos seus elétricos.
Neste segmento, o plano é lançar seis novos modelos, nos quais investirá 5,2 mil milhões de euros, e aplicará mais 700 milhões de euros na digitalização e conectividade. O objetivo da Skoda é cobrir todas as faixas de mercado, conquistar novos clientes em novos segmentos, incluindo a criação de novas faixas de acessibilidade a estes produtos: a marca tem pensado, a curto prazo, o lançamento de um veículo elétrico abaixo dos 25 mil euros, que dará acesso à mobilidade na gama Skoda.
Os seis modelos elétricos Skoda em calha serão lançados, principalmente, para os segmentos abaixo do Enyaq. O próximo a chegar ao mercado, no final de 2024, é o Elroq, um SUV médio que estará nivelado em posicionamento com o Skoda Karoq, que é comercializado atualmente com motores de combustão.
Desde o seu surgimento que a Skoda tem vindo a marcar o mercado, o objetivo da marca é que isso continue a ser realidade no futuro. Prova disso, é que tem uma ideia inovadora para o segmento dos elétricos, a ser lançada a médio ou longo prazo: permitir aos clientes comprar uma autonomia mais reduzida e com menor investimento, desbloqueando o alcance máximo da bateria apenas durante o mês de férias, mediante um pagamento esporádico. Esta é uma solução pensada para clientes de utilização maioritariamente citadina, que não precisem de mais de 400 km de autonomia entre casa e trabalho e mais algumas voltas diárias, mas que uma ou duas vezes por ano, ao precisar de uma deslocação maior e para locais com menos carregadores, possa desbloquear um maior valor de autonomia através de uma app.
Motivos não faltam para continuar a acompanhar os próximos passos da Skoda, que sem dúvida continuará a destacar-se como quando começou, há mais de cem anos.