Elétricos, híbridos e a gasolina: alguns carros interessantes que chegam ao mercado este ano

CNN , Peter Valdes-Dapena
14 jan, 09:00
Toyota Land Cruiser. Toyota

O próximo ano será marcado pela introdução de novos veículos elétricos verdadeiramente acessíveis, bem como de algumas opções interessantes para os mais ricos. Teremos também o regresso de alguns modelos clássicos.

Chevrolet Equinox EV

Chevrolet Equinox EV de 2024. General Motors

Embora já existam muitos SUV elétricos no mercado, o que fará com que o Chevy Equinox EV se destaque é o preço. Espera-se que os preços comecem nos 30.000 dólares (cerca de 27.000 euros), tornando o Equinox EV um dos veículos elétricos mais baratos para comprar.

Não se trata apenas de um Chevy Equinox com o motor a gasolina substituído por baterias. Será um SUV completamente diferente, partilhando grande parte da sua engenharia com outros veículos elétricos da GM, como o Cadillac Lyriq e o GMC Hummer EV. O preço inicial será o de uma versão mais simples, com tração dianteira e autonomia de 400 km com uma carga completa. Os modelos mais caros, com tração às quatro rodas e maior autonomia, também estarão disponíveis, é claro, por um preço mais elevado.

Volvo EX30

Volvo EX30 Vapour. Volvo

Por falar em preço acessível, o EX30 totalmente elétrico não será apenas um Volvo elétrico barato. Será o modelo Volvo mais barato, seja a gasolina ou elétrico.

Como seria de esperar, o preço base de 35.000 dólares (32.000 euros) será para uma versão relativamente simples com um único motor e tração traseira. As versões com tração às quatro rodas e outras funcionalidades custarão, naturalmente, mais. Ainda assim, o EX30 estará entre os veículos elétricos mais acessíveis do mercado e até mesmo a versão mais barata oferecerá uma autonomia de até 440 km. No interior, os designers da Volvo criaram espaços de arrumação inteligentes e altamente flexíveis para este pequeno SUV.

Volkswagen ID. Buzz

No mercado norte-americano, a Volkswagen vai vender uma versão maior do ID. Buzz, uma interpretação moderna e totalmente elétrica do icónico VW Microbus. Volkswagen of America, Inc.

O VW ID. Buzz já está disponível na Europa, mas os americanos vão receber uma versão especial extragrande desta carrinha de estilo retro, com mais espaço e uma terceira fila de bancos, permitindo que acomode até sete passageiros. Continuará a ser um pouco mais curto na direção frontal-traseira do que as carrinhas a gasolina da concorrência, como a Chrysler Pacific. Isto deve-se, em parte, ao facto de o ID. Buzz não precisar de espaço para um motor a gasolina.

O seu design faz lembrar o famoso VW Microbus. Estará disponível numa versão com tração integral com motores elétricos capazes de produzir até 330 cavalos de potência, muito mais do que o clássico com o seu pequeno motor a gasolina.

Cadillac Celestiq

Cadillac Celestiq. General Motors

Enquanto a General Motors está a tornar os veículos elétricos mais acessíveis com o Equinox EV, o seu novo Cadillac Celestiq é uma questão completamente diferente. Os preços deste veículo elétrico construído individualmente começam nos 300.000 dólares (273.000 euros), dez vezes mais do que o Equinox EV mais barato, mas isto é apenas o início. O Celestiq é totalmente personalizável e os clientes podem encomendar uma ampla variedade de cores e outras opções individuais.

Trata-se de uma tentativa da GM de recuperar alguma da glória dos anos 50 da Cadillac, quando os modelos topo de gama podiam atingir preços próximos dos da Rolls-Royce. Embora a Cadillac tenha apresentado alguns concept cars nos últimos anos, que sugeriam este nível de opulência, o Celestiq é o primeiro a ser apresentado aos clientes.

Toyota Land Cruiser

Toyota Land Cruiser. Toyota

O Toyota Land Cruiser está de regresso ao mercado dos EUA, três anos depois deste modelo ter sido comercializado no país pela última vez. Mas está a regressar de uma forma muito diferente. Desta vez, é um SUV mais pequeno, de estilo retro, que compete diretamente com o Jeep Wrangler e com outro clássico renovado, o Ford Bronco.

Faz parte de uma tendência muito maior da indústria para SUVs e camiões com capacidades todo-o-terreno, como o novo Ford Bronco. Apesar do seu visual clássico, o novo Land Cruiser estará disponível apenas na versão híbrida, com um motor a gasolina e um motor elétrico combinados para produzir até 326 cavalos de potência. A empresa prevê que o preço inicial seja cerca de 55.000 dólares (50.000 euros).

Ferrari Purosangue

Ferrari Purosangue. Ferrari

Com praticamente todos os principais fabricantes de veículos de luxo a oferecerem um SUV, incluindo a Lamborghini e a Rolls-Royce, também a Ferrari vai agora comercializar um. Na verdade, a Ferrari não chama ao Purosangue um SUV, uma vez que este veículo não tem qualquer pretensão de capacidade de condução todo-o-terreno. Mas tem a posição de assento (relativamente) alta que os condutores de SUV apreciam. Também tem quatro portas, embora as traseiras estejam um pouco escondidas, de forma a manter o visual clássico dos carros desportivos da Ferrari.

Equipado com um motor V12 de 715 cavalos de potência, o Purosangue possui um sistema de suspensão sofisticado para ajudar a manter as capacidades de curva pelas quais a Ferrari é famosa, mesmo com este estilo de carroçaria alta. Os preços começam nos 400.000 dólares (364.000 euros). Os primeiros clientes dos EUA irão receber os seus Purosangue no início de 2024.

Ram 1500 Ramcharger

Ram 1500 Ramcharger de 2025. Stellantis

O Ram 1500 Rev e o Ramcharger serão colocados à venda no final do próximo ano. O Rev será o primeiro camião totalmente elétrico da marca Ram e estará disponível com uma autonomia de até 800 km, antes de precisar de recarregar.

O Ram 1500 Ramcharger é um híbrido plug-in, mas difere da maioria dos veículos híbridos plug-in nalguns aspetos importantes. Tem um motor a gasolina de 6 cilindros, para além de potentes baterias e motores elétricos, mas pode percorrer até 233 km apenas com a energia da bateria, antes de necessitar do motor a gasolina. Isto representa um alcance exclusivamente elétrico maior do que a maioria dos híbridos plug-in conseguem oferecer. Além disso, pode utilizar carregadores rápidos de corrente contínua (DC fast chargers) para recarregar rapidamente as suas baterias, o que a maioria dos híbridos plug-in não consegue. Em conjunto, estes fatores significam que o Ramcharger pode ser utilizado como um veículo totalmente elétrico, sendo o motor a gasolina raramente necessário.

Honda Prologue

O Honda Prologue Elite de 2024. American Honda

A Honda não tem estado na vanguarda dos veículos elétricos. Embora a Honda já tenha comercializado veículos elétricos nos Estados Unidos, foram principalmente modelos de nicho e em mercados de nicho, como o da Califórnia. O Prologue será o primeiro veículo elétrico verdadeiramente convencional da Honda. Será construído utilizando a tecnologia Ultium EV da GM, o que significa que partilhará grande parte da sua engenharia subjacente com o Chevrolet Equinox.

A questão é saber se a Honda, ao começar com a engenharia de outra empresa, conseguirá criar algo suficientemente diferenciado num mercado saturado de SUVs elétricos de médio porte para atrair compradores. Mas a marca Honda tem um grande peso junto dos consumidores. Espera-se que os preços do Prologue comecem perto dos 50.000 dólares (45.000 euros).

Relacionados

Negócios

Mais Negócios

Mais Lidas

Patrocinados