As canções de Natal que mais gostamos de odiar

CNN , AJ Willingham
25 dez 2023, 16:00
Canções de Natal. Ekaterina Govorina/iStockphoto/Getty Images

Um dos pontos altos de participar na discussão sobre a canção de Natal mais odiada é a frequência com que aprendemos coisas novas e vemos palavras e nomes organizados de formas que nunca poderíamos ter imaginado. Palavras como "O cover de 2011 de 'Little Drummer Boy' de Justin Bieber feat. Busta Rhymes foi nomeado como uma das 100 melhores canções de Natal de todos os tempos da Billboard"

"Odiar" é uma palavra tão forte, mas somos suficientemente humanos para admitir que odiar as coisas - especialmente as canções de Natal - pode ser um exercício jubiloso. Até mesmo curativo! (E a língua inglesa ainda não produziu uma palavra melhor para o choque de ser exposto a "Wonderful Christmastime" de Paul McCartney sem aviso prévio).

Afinal de contas, algumas canções de Natal parecem ter sido criadas para serem odiadas. Outras estão tão enraízadas nos nossos cérebros e na nossa cultura que as nossas reações a elas escapam ao nosso controlo, como um assassino adormecido que é ativado por uma palavra de código.

Quando dizemos coisas como 'Se eu ouvir a versão de Santa Baby do Michael Bublé mais uma vez, atiro o meu carro para uma vala', nem o talentoso Bublé nem o monte de dinheiro que ele ganha são prejudicados. Em vez disso, de certa forma, estamos a reconhecer o poder que esta arte tem de nos afetar, quer queiramos quer não.

Dito isto, é impossível criar uma lista definitiva de canções de Natal odiadas, e é certamente impossível fazê-lo sem provocar a raiva contrária dos cerca de três indivíduos que realmente gostam de ouvir "The Christmas Shoes". Mas vamos tentar na mesma.

Canções de que as pessoas simplesmente não gostam

"The Christmas Shoes", escrita e interpretada por NewSong, 2000

Quando se olha para os montes de literatura sobre canções de Natal odiadas, ou simplesmente se pergunta a uma pessoa ao acaso na rua, "The Christmas Shoes", originalmente gravada em 2000 pelo grupo vocal cristão NewSong, inspira uma ira muito específica.

É uma parábola de Natal deprimente e desanimadora em que um rapazinho tenta comprar um par de sapatos para a sua mãe no Natal e - surpresa! - a mãe está em estado terminal e o filho quer que ela esteja bonita quando encontrar Jesus (a morte, portanto). O cantor, já cansado, compra os sapatos e o verdadeiro significado do Natal é restaurado.

Como muitas coisas odiadas, "The Christmas Shoes" também é extremamente popular. Deu origem a um livro e a um filme - com Rob Lowe - e foi reproduzida mais de 12 milhões de vezes no Spotify (embora não se saiba quantas dessas vezes foram pessoas a investigar porque é que toda a gente odeia tanto esta maldita canção). Já esteve no topo de muitas listas das "Piores Canções de Natal", e agora está nesta. 

Os Beatles a divertirem-se com "Wonderful Christmastime". Arquivo GAB/Redferns/Getty Images

"Wonderful Christmastime", escrita e interpretada por Paul McCartney, 1979

É preciso um perito em música para explicar porque é que uma canção de sintetizador de um Beatle faz com que as pessoas queiram fazer uma lavagem ao cérebro. Em 2021, o musicólogo Nate Sloan explicou ao Mental Floss que a letra e a estrutura da canção são "demasiado simples". Também pode ser a instrumentação, que consiste em sintetizadores e sinos e aparentemente qualquer outra coisa que McCartney tinha na sua sala de estar quando a inspiração surgiu.

Quando se trata de música de Natal, "normalmente a paleta tímbrica inclina-se para os sons acústicos e, por extensão, nostálgicos, de instrumentos 'reais'", disse Sloan, observando que o uso de sintetizadores em "Wonderful Christmastime" é "destacado, áspero e metálico". Por outras palavras: parece que está a ser tocada no lixo.

Independentemente disso, é também muito apreciada e, segundo consta, rende a McCartney algumas centenas de milhares de dólares por ano em direitos de autor.

"Do They Know It's Christmas?" rapidamente se tornou um single muito gozado. Aqui, Nigel Planer, Graham Chapman, Bob Geldof, Frank Bruno, Lenny Henry, Ben Elton, Christopher Ryan (atrás), David Rappaport e Dawn French cantam uma versão para um espetáculo de comédia em abril de 1986. Comic Relief/Getty Images

"Do They Know It's Christmas?", escrita por Bob Geldof e Midge Ure, interpretada por Band Aid, 1984

As festas de fim de ano são uma altura frutífera para pontificar sobre coisas como gratidão, privilégios pessoais e se as pessoas em África (todos os 1,2 mil milhões, nos seus mais de 50 países e três latitudes principais) estão satisfeitas com a queda de neve sazonal.

Como disse um colaborador da CNN sob anonimato: "No papel, isto devia ser ótimo. George Michael, Bob Geldof, Bono, Simon Le Bon, Phil Collins, Sting, Boy George - todos esses ícones dos anos 80 reunidos por uma boa causa. Mas quando deixamos de tentar identificar as superestrelas no vídeo com os seus cabelos cuidadosamente despenteados, tudo o que nos resta são nove refrões excruciantes de 'FEED the WORLD...'"

Bob Geldof assumiu nobremente a culpa por aquilo que se transformou numa visão festiva e míope do humanitarismo: "Sou responsável por duas das piores canções da história", disse Geldof em 2010. "A outra é 'We Are the World'."

Canções de que as pessoas não gostam porque, certamente, é esse o objetivo

"Grandma Got Run Over by a Reindeer", escrita por Randy Brooks, interpretada por Elmo e Patsy, 1979

Sabe-se que as coisas se tornaram estranhas quando até o criador de uma canção de Natal inovadora manifesta surpresa pelo facto de as pessoas ainda a ouvirem. Esta terna balada foi originalmente gravada como uma espécie de piada por Elmo Shropshire e a sua então esposa Patsy Trigg em 1979 (um ano difícil para a música de Natal, aparentemente).

Foi gravada em diferentes discos e ganhou alguma força, e Shropshire regravou-a algumas vezes depois de ele e Trigg se terem divorciado. Causou todo o tipo de divisões entre as estações de rádio e os fãs de música de Natal ao longo dos anos, mas o ponto alto da infâmia da canção ocorreu, sem dúvida, em 1985, quando um DJ descontente de Davenport, Iowa, tocou "Grandma Got Run Over by a Reindeer" 27 vezes seguidas antes de ser retirado do ar e suspenso.

Contribuição anónima de um colaborador da CNN: "Esta canção convenceu-me, em criança, que o Rudolph tinha assassinado a avó da cantora."

"The Chipmunk Song (Christmas Don't Be Late)", escrita por Ross Bagdasarian, 1958

É do conhecimento geral que "The Chipmunk Song" e, na verdade, qualquer canção de Natal de "Alvin e os Esquilos", poderia ser usada para decapar papel de parede. E não faz mal dizer isso porque esta canção ganhou três Grammy! Sim, três Grammy de 1958 para melhor atuação de comédia, melhor gravação infantil e melhor disco de engenharia (não clássica).

Foi até nomeada para disco do ano! É verdade que, na altura, a técnica de acelerar as faixas para produzir as vozes irritantes dos "esquilos" provavelmente parecia bastante encantadora. Já não o é, exceto para as crianças e os sádicos.

Contribuição anónima de um colaborador da CNN: "Tendo crescido com dois irmãos muito mais novos, qualquer coisa do álbum de Natal do Alvin e dos Esquilos faz-me correr a gritar. A forma como eles tocavam aquelas vozes estridentes em repetição na nossa casa faz-me estremecer só de pensar nisso."

"Santa Baby", escrita por Joan Javits e Philip Springer, interpretada por Eartha Kitt, 1953

Um inquérito realizado em 2021 pela YouGov considerou "Santa Baby" a canção de Natal mais odiada, mas a culpa da reputação desta canção não pode ser inteiramente atribuída a Eartha Kitt. Se o original foi criticado por ser estranhamente sugestivo, o desfile interminável de covers nas décadas seguintes só o tornou pior.

Algumas versões, como a já mencionada versão de Bublé, tentam minimizar a sexualidade com versos como "I'll wait up for you, dude / Santa buddy, and hurry down the chimney tonight!" O relançamento em 2020 gerou, digamos, uma imprensa muito negativa e confusa. (Não mais confusa do que o Pai Natal ficaria, no entanto).

O remake moderno de "Baby, It's Cold Outside", de John Legend e Kelly Clarkson, não pôs propriamente fim à controvérsia da canção. Kevin Winter/Getty Images

"Baby, It's Cold Outside", escrita por Frank Loesser, 1994

Ah, sim. Esta canção de Natal altamente controversa tem muitos odiadores, quer se ofendam com as primeiras gravações com Ella Fitzgerald e Louis Jordan ou Dean Martin e Marilyn Maxwell, ou com as recriações aparentemente intermináveis que surgiram nas décadas seguintes.

Muito se tem discutido sobre se a interação entre as vozes masculina e feminina equivale a assédio sexual ou a uma troca de códigos. Durante os primeiros dias do movimento #MeToo, algumas estações de rádio optaram mesmo por evitar a canção. No entanto, quando John Legend e Kelly Clarkson lançaram uma versão atualizada em 2019, também não foi exatamente um sucesso. Entre os seus críticos estava a filha de Dean Martin, Deana Martin, que chamou o remake, com versos como 'É o seu corpo e a sua escolha', "absolutamente absurdo".

Canções de que as pessoas não gostam por causa da onomatopeia

"The Little Drummer Boy", escrita por Katherine Kennicott Davis, 1941

Um dos pontos altos de participar na discussão sobre a canção de Natal mais odiada é a frequência com que aprendemos coisas novas e vemos palavras e nomes organizados de formas que nunca poderíamos ter imaginado. Palavras como "O cover de 2011 de 'Little Drummer Boy' de Justin Bieber feat. Busta Rhymes foi nomeado como uma das 100 melhores canções de Natal de todos os tempos da Billboard".

Imagine dizer isso à compositora Katherine Kennicott Davis, que escreveu "The Little Drummer Boy" em 1941. O mundo está mesmo cheio de milagres. De qualquer forma, embora normalmente não suscite a mesma ira espumante que outras canções, o "parum-pa-pum-pum" de tudo isto pode tornar-se irritante. Assim como a imagem da sagrada família, exausta e sobrecarregada, com um bebé a chorar no meio de um monte de gado, forçada a fazer cara de corajosa enquanto um miúdo bate num tambor.

Contribuição anónima de um colaborador da CNN: "Há uma razão para nunca veres um rapaz com um tambor no presépio do teu vizinho."

"Dominick, the Donkey", escrita e interpretada por Lou Monte, 1960

Por cada pessoa que não suporta esta pequena canção sobre um burro que ajuda o Pai Natal a entregar presentes em Itália, há alguém que a defenderá com entusiasmo. "É tão encantadora!", dizem. "É tão divertida!" Há espaço para todas estas verdades. Pode ser encantador. Pode ser divertido. Também pode ser algo que nenhuma alma sensata ouviria, a não ser que estivesse sob extrema coação ou altamente afetada por uma bebida festiva. Jing-a-di-jing hee haw hee haw!

Canções de que as pessoas não gostam porque, se a ouvirem mais uma vez...

"Last Christmas", escrita e interpretada por Wham!, 1986

Como já vimos, nem todas as canções odiadas são más. Algumas canções tornam-se odiadas porque há um número limitado de vezes que se pode ouvir George Michael cantar "I'll give it to someone special!" antes que algo se parta por dentro.

Na verdade, há todo um jogo, toda uma cultura, dedicada a evitar um resultado tão infeliz. "Whamagedão" [Wham + armagedão] é um desafio com um objetivo principal: "Passar o maior tempo possível sem ouvir o clássico de Natal dos Wham. Há outras regras: o jogo decorre desde o início de dezembro até à véspera de Natal, publica-se a inevitável derrota nas redes sociais, evita-se fazer Wham! aos amigos intencionalmente, etc. Até há merchandising! ("Whamagedão: mantém-te seguro, mantém-te vigilante.")

 

Relacionados

Música

Mais Música

Patrocinados