Estas aldeias e cidades europeias tornam-se mágicas no Natal

CNN , Joe Minihane
23 dez 2023, 19:00

Em nenhum outro lugar o Natal tem tanto encanto como no continente europeu.

Com o clima frio e sensibilidades góticas, o continente, particularmente a região norte, é ideal para quem procura um perfeito país das maravilhas de inverno durante esta época do ano.

De Viena, na Áustria, a Gotemburgo, na Suécia, eis as cidades europeias que se divertem com o Natal como nenhum outro lugar.

Viena, Áustria

A capital austríaca está repleta de encanto festivo na época natalícia

A bela capital austríaca transpira charme festivo no final do ano.

E embora a imponente árvore de Natal e o icónico mercado de Natal situado no exterior da espetacular Rathaus, a Câmara Municipal de Viena, sejam paragens obrigatórias, o mercado de Spittelberg eleva definitivamente a fasquia.

Artesanato deslumbrante e camisolas feitas à mão são apenas alguns dos mimos oferecidos nas bancas festivas situadas entre as ruas do Bairro Biedermeier.

Os visitantes podem tomar um gluhwein e dar um passeio lento, enquanto se maravilham com a arquitetura que parece feita à medida para as festas.

Hallstatt, Áustria

Nas margens do Hallstätter See e rodeada pelos altos picos alpinos, a cidade de Hallstatt e a sua paisagem deslumbrante gozam da proteção da UNESCO.

As casas do século XVI, as ruelas minúsculas e a garantia virtual de neve no Natal fazem desta cidade o destino ideal para entrar no clima festivo.

O mercado de Natal de Hallstatt, centrado em torno da Praça do Mercado, é uma lenda.

Imagine uma árvore bem iluminada, um presépio feito por especialistas locais em madeira e bancas que vendem decorações, artesanato e vinho quente e está a meio caminho de imaginar como este local é especial.

Tromsø, Noruega

Lá bem em cima, no Ártico, Tromso é paragem obrigatória no Natal (Gili Yaari/Getty Images)

O estatuto de Tromso como centro cultural há muito que está assegurado, sendo a sua deslumbrante Catedral do Ártico palco de concertos e eventos regulares.

Mas é durante a época festiva, quando não há luz do dia, que a cidade, situada bem acima do Círculo Polar Ártico, se torna imperdível.

As ruas ficam enfeitadas com luzes, enquanto as bancas do mercado de Natal estão espalhadas por todo o lado, incluindo junto à Fábrica de Cerveja Mack, a fábrica de cerveja mais a norte do globo.

Os visitantes podem saborear uma cerveja ou um chocolate quente na Rakettkiosken, na praça principal, onde há uma fogueira para se aquecerem, antes de apanharem o teleférico que sobrevoa a cidade para vislumbrarem a aurora boreal, ou as luzes do norte.

Colmar, França

Há muitos mercados de Natal maravilhosos por toda a Europa. Mas poucos captam a imaginação ou se divertem num cenário de conto de fadas como o de Colmar, na região da Alsácia, em França.

Nada menos do que seis mercados temáticos podem ser encontrados no centro, ligados por ruas iluminadas, onde chalés de madeira aconchegantes estão apertados uns aos outros. O resultado é verdadeiramente notável.

Por volta das 17:00, às quartas-feiras e aos sábados, um coro de crianças sai para o canal local, conhecido como Petite Venise, ou Pequena Veneza, cantando canções de Natal e proporcionando ainda mais alegria festiva.

Rudesheim, Alemanha

Esta cidade ribeirinha no Vale do Reno, na Alemanha, é um ótimo destino para visitar na época do Natal

Situada no coração da região vinícola do Vale do Reno, Rudesheim am Rhine é um destino de topo durante todo o ano.

No entanto, quando a noite se aproxima e o Natal se torna visível, a cidade, que fica a uma curta viagem de barco ou de comboio de Frankfurt, ganha uma atmosfera especial.

Quem chega de barco pode apanhar o vaivém gratuito que vai da beira da água até ao Mercado de Natal das Nações, que está repleto de bancas que vendem presentes e pratos festivos tradicionais de todo o mundo.

Os edifícios medievais e as ruelas da cidade garantem que tudo mantém um ambiente festivo clássico.

Beber um café Rudesheimer, feito com chantilly, chocolate raspado e brandy, é uma forma segura de afastar o frio.

Bruges, Bélgica

Repleta de arquitetura medieval, ruas de paralelepípedos e canais, Bruges está no seu melhor durante a época festiva

Outrora uma metrópole comercial vital, o centro medieval de Bruges, protegido pela UNESCO, está repleto de edifícios que se assemelham a casas de pão de gengibre quando as luzes festivas são acesas.

Todos os anos, o festival anual Winter Glow transforma toda a cidade numa grande celebração festiva.

Há dois mercados de Natal, um trilho de luzes e, o melhor de tudo, uma pista de gelo flutuante em Minnewater, o Lago do Amor.

Todos os visitantes devem deliciar-se com um chocolate quente belga acompanhado de um waffle. Não há melhor maneira de entrar no espírito da época.

Gotemburgo, Suécia

O mercado de Natal de Liseberg, situado num parque de diversões histórico, é uma das principais atracções festivas de Gotemburgo

A derradeira cidade natalícia da Suécia, Gotemburgo, está repleta de surpresas festivas para aqueles que estão dispostos a aventurar-se a norte e a enfrentar o frio escandinavo. E a principal delas é o Mercado de Natal de Liseberg.

Situado num parque de diversões que celebra o centenário em 2023, os visitantes podem desfrutar de passeios e provar iguarias de todo o país, incluindo arenque em conserva, renas preparadas por pastores de renas indígenas e vinho glögg com especiarias.

Também vale a pena explorar a Faixa de Luzes de três quilómetros da cidade, que se estende de Liseberg até ao porto.

Também há concertos tradicionais em Santa Lúcia, quando os habitantes locais se vestem de branco e celebram o dia da santa católica, que é considerada um símbolo de luz na escuridão.

Diz-se que esta tradição anual de longa data é inspirada nas celebrações do solstício de inverno.

Tbilisi, Geórgia

Para aqueles que não conseguem esquecer o Natal, a Geórgia, e a sua capital Tbilisi em particular, deve ser o destino festivo número um.

O país é maioritariamente cristão ortodoxo e segue o calendário georgiano em vez do calendário juliano, o que significa que o Natal calha a 7 de janeiro e não a 25 de dezembro.

Embora as festividades se prolonguem até ao Ano Novo, o principal dia de celebração é 31 de dezembro, quando os habitantes locais trocam presentes e um espetáculo de fogo de artifício improvisado ilumina a cidade.

A vasta árvore de Ano Novo no exterior do antigo edifício do parlamento, na Avenida Rustaveli, e as aldeias e mercados natalícios das redondezas são outros dos pontos altos das festividades de Tbilisi.

O tempo gelado contribui para a ocasião, tal como os espetáculos de luz por toda a cidade.

Valkenburg, Países Baixos

Esta aldeia holandesa é conhecida pelas suas populares Grutas de Natal

Valkenburg, no sul dos Países Baixos, tem muitos dos encantos habituais do Natal europeu para atrair os visitantes: luzes, árvores, bancas e gluhwein em abundância.

No entanto, o que a torna especial é o facto de poderem ser encontrados todos no subsolo.

As Grutas de Natal da cidade tornaram-se internacionalmente conhecidas, com uma grande variedade de bancas que vendem presentes e decorações festivas.

A Gruta do Município, de maiores dimensões, alberga um dos maiores mercados de Natal cobertos da Europa, enquanto a Gruta de Veludo, que data do século XI ou XII, foi utilizada como mina para a pedra utilizada na construção do castelo de Valkenburg. O local também serviu de abrigo durante a Segunda Guerra Mundial.

Rovaniemi, Finlândia

Embora aberta durante todo o ano, a Aldeia do Pai Natal em Rovaniemi, na Finlândia, é particularmente mágica durante o inverno

Situada na Lapónia finlandesa, Rovaniemi é magnífica por todo o tipo de razões.

As brilhantes e maravilhosas exibições das luzes do norte, as tradições do povo indígena Sámi e o fácil acesso à espantosa cultura da sauna finlandesa são apenas algumas delas.

No entanto, no final do ano, a cidade diverte-se com o facto de ser a terra do Pai Natal.

Embora os visitantes possam ir à Aldeia do Pai Natal de Rovaniemi durante todo o ano, a combinação da neve e da boa disposição em toda a cidade, à medida que o dia de Natal se aproxima, faz com que as coisas pareçam ainda mais mágicas.

Wrocław, Polónia

Wrocław é considerada uma das cidades mais bonitas da Polónia, mas no Natal as coisas mudam de nível.

O mercado de Natal da cidade, espalhado pela Plac Solny e pela Praça do Mercado, alberga mais de 250 bancas, bem como uma feira soberba e instalações de luzes cintilantes.

A arquitetura aqui também capta o sentimento natalício, com estruturas góticas que significam que toda a gente pode aproveitar aquele sentimento especial que só surge nesta altura do ano.

Rothenburg ob der Tauber, Alemanha

Em Rothenburg ob der Tauber realiza-se anualmente o Reiterlesmarkt, um mercado de Natal com o nome da figura mítica "Reiterle"

A arquitetura impressionante desta cidade essencialmente alemã, no coração da Baviera, é suficiente para lhe dar um toque natalício, seja qual for a altura do ano em que a visite. Mas o Reiterlesmarkt anual é realmente o que a faz sobressair.

O "Reiterle", também conhecido como o pequeno cavaleiro, é uma figura mítica que se diz ter visitado a cidade durante o inverno durante milhares de anos.

A sua chegada faz parte da tradição natalícia da cidade, daí o nome do mercado em sua honra.

O resultado é um espaço fantástico que se deleita com a sua história e com os prazeres simples da comida saudável e do álcool quente.

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados