Apple lança a primeira aplicação dedicada ao desporto

CNN , Oliver Darcy
2 mar, 12:00
Apple Iphone 15 (Patrick T. Fallon/AFP/Getty Images)

Apple Sports é gratuita e promete fornecer resultados e estatísticas em tempo real

A Apple está a apostar ainda mais no desporto. Na quarta-feira, a empresa lançou a Apple Sports, uma aplicação gratuita para o iPhone que fornece resultados em tempo real, estatísticas importantes e probabilidades de apostas em direto.

No lançamento, os utilizadores terão acesso a dados em direto da NBA, NHL e MLS, entre outras ligas. A aplicação, a primeira da Apple na área do desporto, foi apresentada antes da Loucura de março, oferecendo dados em tempo real para o basquetebol masculino e feminino da NCAA. Outras ligas serão ainda adicionadas com o passar do tempo, incluindo a NFL e a MLB.

"Criámos a Apple Sports para dar aos fãs de desporto o que eles querem - uma aplicação que proporciona um acesso incrivelmente rápido a resultados e estatísticas", afirmou Eddy Cue, vice-presidente sénior de Serviços da Apple, que supervisiona a aplicação e esteve pessoalmente envolvido na sua criação.

Na quarta-feira, a Apple vai lançar uma nova aplicação. (Apple)

A aplicação, que não incluirá publicidade no seu lançamento, representa o mais recente mergulho da Apple no mundo do desporto, um negócio multimilionário em que as empresas tecnológicas entraram recentemente e estão a desafiar as antigas empresas de comunicação social que tradicionalmente detinham os lucrativos direitos de transmissão. Ameaça também alterar o espaço das aplicações móveis de desporto, há muito dominado pelas aplicações publicitárias da ESPN e outras.

Nos últimos anos, a Apple fechou acordos com várias ligas desportivas, como a MLB e a MLS, para transmitir jogos no seu serviço de streaming Apple TV+. A Amazon, um dos principais rivais no setor da tecnologia e do streaming, começou a transmitir exclusivamente o "Thursday Night Football" e um jogo da NFL na Black Friday.

Embora a Apple Sports possa alertar os utilizadores para o local onde um jogo está a ser transmitido, não transmitirá os jogos diretamente na aplicação, direcionando os utilizadores para a aplicação correta para assistir à ação.

As empresas de tecnologia e de meios de comunicação social estão cada vez mais atentos aos direitos de transmissão de jogos desportivos para atrair uma audiência pagante para os seus serviços de streaming. Nos últimos meses, os playoffs da NFL e o Super Bowl bateram recordes de audiência e a transmissão exclusiva do Peacock pela NBCUniversal de um jogo de wild card levou ao maior dia de streaming de que há registo, segundo a Nielsen.

Relacionados

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados