Governo vai dar apoios a carregadores de carros elétricos nos condomínios e compra de trotinetes

CNN Portugal , BMA
23 mar 2022, 11:23
Carro elétrico a ser carregado. (AP Photo/Martin Meissner, File)

Medidas inserem-se no programa de incentivo à aquisição de veículos amigos do ambiente para 2022

O Governo vai apoiar a compra e a instalação de carregadores para carros elétricos nos condomínios como forma de incentivar a aquisição de veículos mais amigos do ambiente.

A notícia está a ser avançada pelo Jornal de Notícias, que revela que este apoio do Estado pode chegar aos 1800 euros por lugar de estacionamento, o correspondente a 80% dos gastos. A medida insere-se no programa de incentivo à aquisição de veículos amigos do ambiente para 2022.

Este ano, pela primeira vez, o Fundo Ambiental vai também avançar com uma categoria piloto por forma a financiar a compra de mais viaturas elétricas de mobilidade suave (trotinetes, skates, hoverboards, patins, triciclos e quadriciclos ligeiros).

Nestes casos, vão ser empenhados 525 mil euros para apoiar a aquisição de mais de mil equipamentos, com cada beneficiário a ter direito à comparticipação de até metade do valor de compra.

Ambos os apoios têm efeitos retroativos a janeiro. Isto significa que quem tiver adquirido um carro ou uma bicicleta elétrica já este ano, pode apresentar a fatura para que esta se insira no Fundo Ambiental. A lógica é a mesma no que à instalação de carregadores nos prédios diz respeito.

 

 

Relacionados

Economia

Mais Economia

Mais Lidas

Patrocinados