Cientistas votam contra proposta que queria marcar um novo capítulo na história da Terra

CNN , Katie Hunt
9 mar, 15:00
Antropoceno

"Muito dececionante"

Proposta para marcar um novo capítulo na história da Terra "não vai mais longe", dizem os cientistas

por Katie Hunt

registe-se para receber a Wonder Theory, a newsletter da CNN sobre ciência. Explore o universo com notícias sobre descobertas fascinantes, avanços científicos e muito mais

 

Os cientistas votaram contra uma proposta para declarar uma nova época geológica chamada Antropoceno para refletir a profundidade com que a atividade humana alterou o planeta.

A proposta foi rejeitada pelos membros da Subcomissão de Estratigrafia Quaternária, que faz parte da União Internacional das Ciências Geológicas, de acordo com três membros votantes da subcomissão contactados pela CNN.

A votação seguiu-se a um processo de 15 anos para selecionar um sítio geológico que melhor captasse o impacto da humanidade no planeta. O grupo de trabalho antropoceno da União Internacional, que liderou o esforço, fez um anúncio em julho de 2023 que identificou o local como o Lago Crawford em Ontário (na imagem em cima), no Canadá, devido à forma como os sedimentos do leito do lago revelam os vestígios geoquímicos de testes de bombas nucleares, especificamente plutónio, de 1950.

A votação não foi unânime, disse Kim Cohen, professor assistente de geociências na Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, e membro votante da subcomissão. "Houve alguns abstencionistas. Houve uma minoria de sins para uma maioria de nãos", disse Cohen, que votou a favor da proposta.

Phil Gibbard, professor emérito de paleoambientes quaternários no Scott Polar Research Institute da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e membro votante da subcomissão disse que a "proposta de um Antropoceno formal foi rejeitada por uma votação de 66%".

"Muito dececionante"

A escala do tempo geológico constitui o quadro oficial para a nossa compreensão dos 4,5 mil milhões de anos de história da Terra. Os geólogos dividem a história do nosso planeta em éons, eras, períodos, épocas e idades - sendo um éon o maior período de tempo e uma idade o mais curto.

Embora poucos cientistas duvidem do impacto que os seres humanos causaram no planeta, a comunidade geológica dividiu-se quanto ao facto de as alterações terem atingido o nível de época, sugerindo que era demasiado cedo em termos geológicos para tal declaração.

Alguns especialistas argumentaram que o início do Antropoceno podia ser mais bem definido de outras formas, como o início da Revolução Industrial. Outros sugeriram que o impacto dos seres humanos na Terra seria  classificado mais adequadamente como um acontecimento geológico que se desenrola gradualmente durante um longo período de tempo.

Colin Waters, o presidente do grupo de trabalho que liderou o desenvolvimento da proposta para tornar o Antropoceno uma parte oficial da história geológica da Terra, disse que o resultado da votação foi "muito dececionante".

"Temos, como grupo, muitos investigadores eminentes na sua área de especialização que desejam continuar como um grupo, numa capacidade informal, que continuará a defender que a evidência para o Antropoceno como uma época deve ser formalizada", disse Waters, um professor honorário da Escola de Geografia, Geologia e Ambiente da Universidade de Leicester, via e-mail.

"Se a votação acima for confirmada... então a atual proposta não pode avançar, mas tendo em conta os dados existentes, que continuam a aumentar, não me surpreenderia se houvesse um futuro pedido de reconsideração da proposta", afirmou.

O termo "Antropoceno" está a ser amplamente utilizado

A proposta não vai avançar nesta fase, disse David Harper, professor emérito de paleontologia na Universidade de Durham e presidente do Comité Internacional de Estratigrafia, que teria realizado uma votação sobre a proposta se a subcomissão a tivesse aprovado.

O comité também faz parte da União Internacional das Ciências Geológicas, que representa mais de um milhão de geocientistas em todo o mundo.

"Este é o grupo de peritos da comissão para este intervalo de tempo geológico e estamos vinculados à sua decisão. A atual proposta não avançará mais, de acordo com os nossos estatutos", disse Harper por correio eletrónico, acrescentando que não tinha sido oficialmente informado da decisão e que não faria mais comentários.

Cohen disse que foram apresentados vários argumentos a favor e contra a proposta durante o período de seis semanas de discussão pela subcomissão, mas não quis dar mais pormenores. Independentemente de o termo ser ou não oficialmente classificado como uma época geológica, o Antropoceno já é amplamente utilizado, observou Cohen.

"Já toda a gente fala dele. Nas revistas, muitas pessoas usam-no. Mas na geologia não tantas como nas outras ciências", disse.

Ciência

Mais Ciência

Patrocinados