Costa não quer ser "tão pessimista" como Macron mas admite que adesão da Ucrânia à UE será “longa, difícil e exigente”

Agência Lusa , NM
9 mai 2022, 18:04
António Costa (Lusa/José Sena Goulão)

Primeiro-ministro lembrou que processo de Portugal demorou nove anos

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta segunda-feira que uma eventual adesão da Ucrânia à União Europeia (UE) será um processo “longo, difícil e exigente”.

Todos sabemos que, independentemente do parecer que a Comissão venha a dar e que o Conselho venha a apreciar em junho, o processo de adesão será sempre muito longo, muito difícil e muito exigente”, disse António Costa, falando aos jornalistas portugueses à margem do evento de encerramento da Conferência sobre o Futuro da Europa, na sede do Parlamento Europeu, na cidade francesa de Estrasburgo.

No dia em que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou para junho o seu parecer sobre a eventual adesão da Ucrânia à UE, António Costa assinalou que este “será seguramente [um processo] muito longo”.

“Não quero ser tão pessimista como o presidente [francês] Macron, que falou em décadas”, referiu o chefe de Governo, lembrando que o processo de adesão de Portugal “levou nove anos”.

Para António Costa, “a adesão à UE não pode ser a única resposta para a organização da Europa nem pode ser a única resposta em situações de emergência como aquela que se vê hoje na Ucrânia”.

“Macron teve aqui uma proposta ousada, de criarmos um outro tipo de organização no quadro europeu, onde possam estar não os Estados da UE, mas também Estados que saíram da UE e queiram regressar, como são os que são candidatos e que há anos se arrastam em processos de adesão. Se a Conferência [sobre o Futuro da Europa] for para isto, isso faz outro sentido, do que andar a discutir pequenas questões institucionais”, adiantou o primeiro-ministro.

“Já está decidido” quando Costa vai visitar Kiev

António Costa disse ainda que “já está decidido” quando visitará Kiev, após convite das autoridades ucranianas, embora não avançando já com uma data.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados