Candidatos à liderança da Iniciativa Liberal criticam "termos impróprios” e “modos grosseiros” de Costa em entrevista

Agência Lusa , MJC
15 dez 2022, 15:39

Carla Castro e Rui Rocha reagiram à entrevista na qual o primeiro-ministro fala do "novo estilo histriónico" da Iniciativa Liberal, que tem de "guinchar um bocadinho mais alto do que o Chega" para se fazer ouvir

Os candidatos à liderança da IL criticaram os termos usados por António Costa sobre o partido liberal, tendo Carla Castro considerado que são “absolutamente impróprios para um primeiro-ministro” e Rui Rocha condenado os “modos grosseiros” do chefe do executivo.

Em entrevista à Visão, António Costa defendeu que o que explica a mudança da liderança da IL é o facto de João Cotrim de Figueiredo “não se conseguir adaptar a este novo estilo histriónico que a Iniciativa Liberal quer ter, de guinchar um bocadinho mais alto do que o Chega”, considerando que “fica é ridículo porque os ‘queques’, quando tentam guinchar, ficam ridículos perante o vozeirão popular que o Ventura consegue fazer”.

“A Iniciativa Liberal está no parlamento para fazer uma política diferente, recusando a utilização de termos como ‘queques que guincham’ ou outros 'soundbytes' popularuchos típicos de António Costa e absolutamente impróprios para um primeiro-ministro”, criticou Carla Castro numa nota enviada às redações.

Para a candidata e deputada, “António Costa, antes de falar sobre a Iniciativa Liberal, faria melhor em preocupar-se com a sua própria equipa e o estado do país”.

“Queremos oferecer propostas concretas que melhorem a vida dos portugueses, lhes devolvam a esperança e os retirem da estagnação socialista dos últimos 20 anos que nos meteu na cauda da Europa”, acrescentou a candidata.

Rui Rocha reagiu através do Twitter, tendo numa das publicações considerado inevitável que o primeiro-ministro “perca cada vez mais a compostura e a educação com a IL”.

“Pode protestar o que quiser nos seus modos grosseiros: continuarei a lutar para impedir que o PS abuse do seu poder e torne Portugal medíocre”, assegurou.

Numa outra publicação, o candidato e deputado recordou que numa intervenção em plenário “Carlos Guimarães Pinto afirmou que os liberais estão sentados aos ombros de gigantes como Smith, Locke ou Mill”, enquanto António Costa “tem o estilo de quem só pode estar sentado aos ombros de André Ventura”.

Na mesma entrevista, António Costa deixou ainda críticas ao atual líder do PSD, considerando que a tentativa de um referendo sobre a eutanásia foi um “número político que o doutor Montenegro inventou para tentar resolver uma dificuldade interna da direita portuguesa”.

António Costa acusou a “direita democrática” de, “em vez de fazer uma barreira clara” ao Chega, se “deixar contaminar” e de ser um “aliado objetivo” do partido liderado por André Ventura, por oposição ao PS, que estabeleceu "um cordão sanitário”.

 

Relacionados

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados