Portugal arrisca perder mais 1.000.000.000€ de fundos europeus destinados ao projeto da alta velocidade. Motivo: crise política

8 nov 2023, 08:37
Comboio de alta velocidade entre Lisboa e Porto vai poupar hora e meia aos passageiros

REVISTA DE IMPRENSA || E há mais projetos que podem derrapar se o país for mesmo a eleições

Portugal pode perder mais de mil milhões de fundos europeus destinados ao projeto da alta velocidade caso Marcelo Rebelo de Sousa dissolva a Assembleia de República.

Segundo o Jornal de Negócios, tem de ser submetida até final de janeiro a candidatura ao Mecanismo Interligar a Europa (CEF), mas o projeto ainda tem de ser aprovado em Conselho de Ministros, o que não será possível fazer caso o Governo não esteja a funcionar em pleno.

Assim, se a Assembleia for dissolvida, a Infraestruturas de Portugal fica sem condições de lançar o concurso em janeiro para o qual iria contar com 729 milhões de euros de fundos comunitários (já disponíveis para Portugal) e candidatar-se para mais 300 milhões.

Mas o projeto de alta velocidade não é o único que pode derrapar com a queda do Governo. Também a decisão do local para o novo aeroporto de Lisboa - que deveria ser tomada em janeiro -, assim como a privatização da TAP e o novo hospital de Lisboa Oriental - cujo contrato com a Mota-Engil ainda não foi assinado - podem sofrer atrasos.

 

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados