Baleia dá à costa na praia dos Salgados em Albufeira

Agência Lusa , FMC
3 jul, 20:11
Baleia dá à costa no Algarve

"Serão iniciados os procedimentos para a baleia ser removida do local"

Uma baleia morta deu este domingo à costa na praia dos Salgados, em Albufeira, estando em curso os procedimentos para o cetáceo ser analisado cientificamente e depois removido do local, disse o capitão do porto de Portimão.

O animal “já estava à deriva e a ser seguido” pelas equipas da Polícia Marítima este domingo, cerca das 18:30, "acabou por ser arrojado” para a praia algarvia, onde neste momento se encontra sob monitorização das autoridades, explicou o comandante Rodrigo González dos Paços à agência Lusa.

O capitão do porto de Portimão, que tem jurisdição na área de Albufeira, adiantou que foram iniciados "contactados com o Serviço Municipal de Proteção Civil e com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas [ICNF]”, cujos técnicos “vão agora proceder às análises pertinentes para tentar determinar o que aconteceu e qual foi a causa da morte” do cetáceo.

Posteriormente, "serão iniciados os procedimentos para a baleia ser removida do local" e encaminhada para uma zona de aterro, referiu ainda a mesma fonte, sem precisar um horizonte temporal para o trabalho ser feito.

País

Mais País

Patrocinados