opinião
Editora Digital CNN Portugal

Luis Enrique: por favor, no te calles

27 nov 2022, 18:01
Luis Enrique (Imagem AP)

Selecionador espanhol tem sido a maior atração de uma das favoritas à vitória no Mundial. Este domingo, torço por ele. E pela filha que faria hoje 13 anos

Já falou de sexo, da célebre cotovelada no Mundial de 1994 e do namoro da filha mais velha com um jogador seu. Luis Enrique, 52 anos, é o mais célebre utilizador da plataforma Twitch por estes dias – e se não sabe o que é a Twitch é porque, provavelmente, ele também é o único utilizador desta plataforma com mais de 30 anos.

Já lhe perguntaram se estava alcoolizado, tal é a descontração com que responde a mais de 100 ou 200 mil utilizadores, em direto. “Não estou, sou mesmo assim!”, garantiu, entre gargalhadas. Luis Enrique ri-se muito, mas responde a tudo (ou quase, porque são tantas as perguntas que têm de ser selecionadas primeiro).

Já vimos selecionadores a chamarem para si as atenções de muitas formas: uns gostam de gritar, outros de andar muito de um lado para o outro a fazer gestos, outros de ser falados em vez de andarem atrás dos seus jogadores. Mas estamos a ter o prazer de ver Luis Enrique, a estrela maior de uma seleção já por si nada fraquinha, a dar um show de comunicação quase diário, na era em que todos estão mais ou menos expostos, mas em que nunca nos sentimos tão distantes dos craques.

Já sabíamos que Luis Enrique gosta de falar, mas também temos de reconhecer a mestria de se expor com esta naturalidade que nos aproxima – e que até nos emociona. Este domingo, Luis Enrique subiu à bicicleta (quem é que começa um dia de Mundial, com jogo contra a Alemanha, a andar de bicicleta no Catar?!? Luis Enrique, pois claro) e, em poucos segundos, deitou-nos ao chão: “Hoje não só jogamos contra a Alemanha, mas também é um dia especial: a Xanita faria 13 anos. Amor, onde quer que estejas, muitos beijos, tem um grande dia. Amamos-te!”

Já estávamos à espera que hoje fosse um dia importante para Luis Enrique – depois dos 7-0 à Costa Rica, será que esta Espanha está mesmo num patamar diferente das outras seleções? Veremos, daqui a pouco -, mas não há jogo contra a Alemanha que sequer se aproxime de uma data destas: Xana, a filha de Luis Enrique que morreu no verão de 2019, devido a um cancro nos ossos, faria hoje 13 anos.

Já vimos de que raça Luis Enrique é feito muitas vezes, inclusivamente no tal Mundial de 1994, em que o vimos a sangrar após uma cotovelada de Tassoti, já o vimos abandonar o futebol quando foi preciso, já o vimos renascer com o futebol quando foi preciso, já o elogiámos pelo trabalho na seleção espanhola, já nos fez rir, já nos fez chorar, e isto ainda agora pode ter começado para ele. Se Espanha ganhar, é muito por ele. Se não vencer, há coisas tão mais importantes do que isso.

Colunistas

Mais Colunistas

Patrocinados