António Costa destaca "importância política" do acordo de mobilidade da CPLP

Agência Lusa , PF
9 dez 2021, 19:05
António Costa (António Pedro Santos/Lusa)
António Costa (António Pedro Santos/Lusa)

Primeiro-ministro fala num acordo que "não é habitual" e destaca os 25 anos da organização

PUB

O primeiro-ministro português, António Costa, destacou esta quinta-feira em Lisboa a relevância da mobilidade de cidadãos no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que considerou ser o aspeto mais importante de todos.

“Quando celebramos 25 anos de existência, esta comunidade tem provado ao longo destes 25 anos uma grande capacidade de cooperação ao nível político internacional nos mais diversos fóruns. Tem demonstrado uma grande vitalidade económica através das empresas dos nossos diferentes países. Mas é muito importante que a dinâmica mais importante de todas da nossa comunidade que é aquela que existe entre os nossos povos tenha aqui um marco muito importante”, salientou.

PUB

Para António Costa, que falava na cerimónia de entrega ao secretário-executivo da CPLP, Zacarias da Costa, do instrumento de ratificação por Portugal do Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados-membros da organização, “este não é mais um acordo”, mas sim “um ato de afirmação política muito importante”.

PUB
PUB
PUB

Para comprovar a importância política que este acordo representa para Portugal, António Costa disse não ser habitual que seja o primeiro-ministro “a depositar pessoalmente a carta de ratificação de um acordo internacional”, mas este, ressalvou, “também não é um acordo habitual”.

“E minha presença, acompanhado do senhor ministro dos Negócios Estrangeiros [Augusto Santos Silva] e do senhor secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação [Francisco André], traduz a elevada importância política que Portugal atribui à celebração deste acordo de mobilidade”, frisou.

Relacionados

Uma newsletter para conversarmos - Decisão 22

Envie-nos as suas questões e sugestões de temas, responderemos pela caixa do correio

Saiba mais

Governo

Mais Governo

Patrocinados