Surpresa é se Putin não tivesse intervindo: a dupla reação da Casa Branca à queda de avião que tinha Prigozhin na lista de passageiros

23 ago 2023, 20:27

Primeiro foi o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca a reagir, a seguir foi o próprio Biden

O presidente dos Estados Unidos não sabe o que aconteceu a Yevgeny Prigozhin, mas confessa não estar surpreendido pela queda de um avião em que já foi confirmdao que seguia o líder do Grupo Wagner.

Joe Biden sugere mesmo que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pode estar por trás da queda do jato. "Não há muito que aconteça na Rússia que não tenha o apoio Putin", afirmou.

"Podem lembrar-se, quando me perguntaram sobre isto, eu disse que seria cuidadoso sobre onde o que beberia e onde andaria. Não sei ao certo o que aconteceu, mas não estou surpreendido", acrescentou.

Declarações que surgem já depois de a Casa Branca ter confirmado que o presidente norte-americano tinha sido informado do caso.

Ainda antes de Joe Biden ter comentado o caso, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca disse que “ninguém deve ficar surpreendido” caso se venha a confirmar a morte do líder dos mercenários, que em junho iniciou uma rebelião contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

“Temos visto os relatos. Se confirmado, ninguém deve ficar surpreendido. A guerra desastrosa da Ucrânia levou a uma marcha de um exército privado sobre Moscovo e, agora, como parece, a isto”, afirmou Adrienne Watson, num comunicado citado pela CNN Internacional.

Desde a rebelião, que acabou após a intervenção do presidente da Bielorrússia, que o paradeiro de Yevgeny Prigozhin tem sido constantemente incerto. Há dois dias apareceu um vídeo em que se sugeria que o líder do Grupo Wagner estaria na savana africana.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados