Bispo espanhol punido por casar com escritora de livros eróticos

13 dez 2021, 09:18
Xavier Novell

Xavier Novell i Gomà mantém o título, mas está proibido de administrar qualquer ato clerical

Um bispo espanhol viu-lhe serem retirados os poderes clericais após casar com a autora de livros eróticos Silvia Caballol.

Em comunicado, a diocese de Solsona, onde Xavier Novell i Gomà exercia funções, informou que o bispo está proibido de administrar qualquer ato clerical, apesar de manter o estatuto.

“Embora Xavier Novell i Gomà mantenha o seu título de bispo, não pode assumir nenhuma das funções relacionadas com esse título. Consequentemente, está proibido de administrar os sacramentos ou exercer qualquer atividade pedagógica, seja pública ou privada”, lê-se na nota.

Novell i Gomà tornou-se no bispo mais novo de Espanha quando, em 2010, aos 41 anos, foi ordenado para Solsona, na Catalunha. Segundo a BBC, ao longo da vida defendeu a terapia de conversão para homossexuais e praticou exorcismos.

Quanto à autora, Silvia Caballol, é descrita no site oficial da sua editora, Lacre, como “uma autora dinâmica e transgressiva que deixou a sua marca no mundo da literatura ao virar todas as nossas questões morais e éticas de pernas para o ar”.

Nem o bispo nem Caballol reagiram publicamente ao comunicado emitido no sábado.

Europa

Mais Europa

Patrocinados