«Foi uma vitória muito boa», diz José Mourinho

19 nov 2000, 00:46

V. Guimarães-Benfica, 0-4 (reportagem) O treinador do Benfica solidarizou-se com o seu homólogo vitoriano e criticou a atitude dos sócios do Guimarães. Autuori garantiu que aguenta «isto e muito mais»

O técnico Paulo Autuori passou a maior parte do tempo de jogo sentado, enquanto Mourinho, quase sempre de pé, gesticulava para dentro do relvado, cada vez que o ataque vitoriano colocava em «xeque» o bloco defensivo do Benfica.  

Curiosamente, o Benfica marcou quatro golos «extramuros», quando só tinha conseguido um em todas as jornadas já disputadas. Sintomático. Por sua vez, o V. Guimarães somou a sexta derrota agudizando a crise que ameaça instalar-se. Na parte final do encontro, o técnico brasileiro voltou a ser apupado pela massa associativa vitoriana, que o «brindou» com lenços brancos. Uma atitude que começa a ser norma nos jogos em casa. O incentivo ao conjunto minhoto foi-se diluindo à medida que o Benfica «ampliava» o marcador. Paulo Autuori saiu desolado.  

O técnico do Benfica, por «respeito e amizade», começou a conferência de Imprensa com um gesto de solidariedade para com o treinador brasileiro. «Apesar de não me sentir com legitimidade para fazer qualquer tipo de crítica a uma massa associativa que não é minha, não posso deixar de estar solidário com Paulo Autuori e dizer claramente que não aceito, nem compreendo a reacção que o público teve para com ele. É um grande profissional, um grande treinador e um homem ainda melhor». Nesse sentido, Mourinho sublinhou a sua solidariedade: «Pode contar com a minha amizade», pois, «se fosse ao contrário teria uma posição idêntica à minha», assegurou. 

Quanto ao jogo, endereçou os «parabéns aos jogadores», considerando que «fizeram um jogo tremendo, com carácter, entrega e sentido de equipa. Foi uma vitória muito boa», considerou, enaltecendo ainda a postura de Fernando Meira. «Uma palavra especial para ele que, em condições difíceis e de muita pressão fez um jogo de grande classe». 

«Estivemos muito melhor do que no Bessa» (Paulo Autuori)  

Paulo Autuori apareceu na sala de Imprensa apresentando o ar sereno que o caracteriza. O treinador do Vitória manifestou compreensão perante os assobios dos sócios e garantiu que tem estofo para aguentar «isto e muito mais».  

«Sinto condições para continuar o meu trabalho e tentar ultrapassar esta fase e ainda outras piores», sublinhou o treinador do Guimarães, questionado em relação à sua posição como líder da equipa técnica vitoriana. 

Para o treinador do Vitória, «a atitude dos jogadores foi diferente da do Bessa». «Estivemos melhor do que nesse jogo», reforçou o técnico vitoriano, para quem o resultado é muito injusto. 

Sobre os apupos que lhe foram mandados, Autuori garante que não viu «insultos nenhuns, antes manifestações de desagrado que são compreensíveis em função dos resultados da equipa». 

Quanto a possíveis reforços em Dezembro, Paulo Autuori mostrou-se recpetivo a essa possibilidade: «Os reforços, quando são bons, são sempre bem-vindos. O Sporting, por exemplo, reforçou-se em Dezembro e esse dado foi fundamental para vir a sr campeão».  

Ainda sobre o jogo desta noite, Autuori lembrou que até ao primeiro golo do Benfica, «o Guimarães estava a jogar bem». «Criámos as melhores oportunidades e fizemos muitos remates». 

«Jogámos à campeões» (João Tomás) 

Três golos fizeram de João Tomás o herói do jogo. Logo depois do final do encontro, o avançado benfiquista lançou duas frases às rádios que dizem bem do estado de espírito do ponta-de-lança: «Jogámos muito bem. Jogámos à campeões», sublinhou João Tomás, que após este jogo é já o melhor português na lista dos principais goleadores do campeonato.

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados