“Organizem a vida para votar”. Marcelo já votou, comentou não comentando a campanha eleitoral e deixou sugestões para o futuro

3 mar, 15:56

Marcelo Rebelo de Sousa já votou. Aos jornalistas, o Presidente da República disse que a “resposta dos portugueses foi muito boa” no pedido para votar antecipadamente para as eleições legislativas, considerando que este é um “instrumento para combater a abstenção”.

Sem comentar a campanha eleitoral que está em curso - “nunca comento a campanha eleitoral”, disse -, mas comentando o facto de estar a ser “longa” e “esclarecedora”, Marcelo Rebelo de Sousa desvalorizou a elevada taxa de indecisos apresentada pelas várias sondagens publicadas nos meios de comunicação social. “O povo português tem mostrado maturidade e sabedoria para antecipar casos que só se verificam no futuro”, disse, referindo-se a eventuais questões de ingovernabilidade que possam surgir. 

Para quem ainda vai votar este domingo e para os que vão exercer o direito de voto no dia 10, Marcelo Rebelo de Sousa deixou um pedido: “Organizem a vida para votar”. “É importante numa democracia que celebra 50 anos que não acompanhemos a evolução de democracias mais antigas e mais velhas do aumento de abstenção”, atirou.

Olhando para eleições futuras, Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu “que é preciso aprofundar” a questão do voto eletrónico, sobretudo a pensar nos portugueses que residem no estrangeiro, dando exemplo de “experiências pilotos” já realizadas. E sobre o dia de reflexão, numa altura em que o voto antecipado é mais facilitado e tem apresentado uma grande adesão, o Presidente da República lembrou já tinha sugerido que “fosse repensado”.

O Presidente da República votou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, juntando-se aos mais de 200 mil inscritos para votar antecipadamente em todo o território.

Decisão 24

Mais Decisão 24

Patrocinados