Médicos especialistas: abertas 731 de vagas no segundo concurso da época

17 dez 2021, 09:47
Coronavírus

Concurso de primeira época para médicos recém-especialistas teve um total de 1.532 vagas

Foram abertas 731 vagas no concurso de segunda época de 2021 para médicos especialistas no Serviço Nacional de Saúde.

A informação, avançada esta sexta-feira pelo Governo, representa o maior número de vagas de sempre na época especial. Destas, “473 são na área hospitalar, 235 na área da medicina geral e familiar e 23 na área de saúde pública.”, lê-se em comunicado.

O número de postos de trabalho disponibilizados neste concurso representa acréscimo de mais 200 vagas relativamente ao ano passado e pretende colmatar as necessidades dos estabelecimentos e serviços de saúde com maior carência de pessoal médico: medicina interna; ginecologia/obstetrícia; pediatria e psiquiatria.

O documento revela que, das 235 vagas para especialistas de Medicina Geral e Familiar, 98 situam-se na Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, 66 na ARS de Lisboa e Vale do Tejo, 45 na ARS do Centro, 16 na ARS do Alentejo e 10 na ARS do Algarve.

O concurso de primeira época para médicos recém-especialistas teve um total de 1.532 vagas, a maioria (1.041) para especialidades hospitalares, 459 para Medicina Geral e Familiar e 32 para Saúde Pública.

A informação sobre as vagas autorizadas para médicos especialistas no segundo concurso deste ano surge na mesma semana em que se soube que ficaram por preencher 50 vagas no concurso para o internato médico que terminou no início do mês, com os sindicatos a manifestarem a sua preocupação e a sublinharem a falta de atratividade do SNS.

Segundo dados da Administração Central dos Serviços de Saúde, estas 50 vagas estão distribuídas pelas especialidades de estomatologia, imuno-hemoterapia, medicina geral e familiar, medicina interna, patologia clínica e saúde pública.

Num comunicado divulgado no mesmo dia, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) considerou a situação “extremamente preocupante”, sublinhando que esta foi a primeira vez que tal aconteceu desde que há mais candidatos que vagas disponíveis no processo de escolha de especialidade.

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados