Euro Sub-17: Portugal segue para os «quartos» como vencedor do grupo

11 mai 2016, 14:52
Sub-17: Portugal-Escócia (Fotos: André Sanano/FPF)

Nulo com a Bélgica, que também segue em frente

Desta vez Portugal não venceu, mas o empate a zero com a Bélgica é suficiente para garantir a passagem aos quartos de final do Europeu de sub-17 como vencedor do Grupo A, defrontando assim o segundo classificado do Grupo B.

Mesmo já com o apuramento garantido, e com seis novidades no «onze», a equipa das quinas entrou muito bem no encontro da última jornada, e aos 4 minutos já tinha obrigado o guarda-redes belga a fazer duas intervenções de nível elevado, perante remates de fora da área de Quina e Miguel Luís.

A Bélgica reagiu à passagem do primeiro quarto de hora, com Boonen a surgir isolado mas a deparar-se com a excelente oposição de Diogo Costa, que negou o golo.

A seleção portuguesa ainda festejou um golo, ao minuto 35, mas João Filipe dominou a bola com a ajuda do braço, antes de picá-la sobre Svilar, e o lance foi anulado.

Ainda antes do intervalo o guarda-redes belga voltou a brilhar perante novo remate de Miguel Luís, segurando o nulo até ao intervalo.

Na etapa complementar a Bélgica entrou melhor, embalada sobretudo por Bongiovanni, que primeiro atirou à figura de Diogo Costa e depois por cima, na cobrança de um livre direto.

Portugal só criou perigo ao minuto 72, com mais um remate de Miguel Luís, desta feita ao lado, e contou com uma excelente intervenção de Diogo Costa a negar o golo a Bongiovanni (74m).

A equipa das quinas soma sete pontos e vence o grupo, seguindo para os quartos de final na companhia da Bélgica, com cinco, à frente da seleção anfitriã, o Azerbeijão, que nesta última jornada ainda venceu a Escócia (1-0) e fez quatro pontos.

FILME DO JOGO

2m- Quina aparece com espaço à entrada da área e remata forte, para grande defesa de Svilar

4m- Outra vez Svilar! Grande defesa a remate de longe de Miguel Luís!

10m- Miguel Luís volta a tentar a sorte de fora da área, mas agora Svilar defende com facilidade

13m- Mais um remate português: agora João Filipe, já dentro da área, mas com a bola a sair por cima

14m- Diogo Costa evita o golo belga! Boonen apareceu isolado, em posição frontal, mas o guarda-redes luso defendeu!

21m- cartão amarelo para Vinagre (Portugal)

35m- Golo anulado a Portugal! João Filipe aproveita um erro do lateral direito belga, domina a bola na área e pica sobre o guarda-redes. A equipa das quinas ainda festeja, mas o árbitro entretanto apita falta e indica que João Filipe dominou com a mão, exibindo o cartão amarelo ao jogador português.

39m- Mais uma grande defesa de Svilar, a remate de Miguel Luís

 

47m- Remate de Bongiovanni à figura de Diogo Costa

52m- Cartão amarelo para Luís Silva (Portugal)

61m- Remate de Bongiovanni, por cima, na cobrança de um livre direto

71m- Miguel Luis aparece solto à entrada da área mas pega mal na bola e esta sai ao lado

74m- Grande defesa de Diogo Costa, a evitar o golo de Bongiovanni, que rematou cruzado, já no interior da área

79m- Cartão amarelo para Peeters (Bélgica)

 

Constituição oficial das equipas:

PORTUGAL: Diogo Costa; Thierry Correia, Diogo Queirós, Luís Silva, Rúben Vinagre; Miguel Luís, João Lameira e Quina (Gedson Fernandes, 69m); Rafael Leão, Mickael Almeida (José Gomes, 77m) e João Filipe (Mesaque Dju, 57m)

BÉLGICA: Svilar; Bornauw, Vanheusden, Delcroix, Foulon; Openda (Verlinden, 74m), Peeters, Antonucci, Emmers Corryn, 65m); Bongiovanni e Boonen (Verstraete, 80m)

 

Patrocinados