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Chéquia

É mulher e faz exercício ou come da mesma forma que um homem? Atenção, há fatores distintivos a ter em conta

CNN , Melanie Radzicki McManus
19 mai, 11:00
Exercício físico (MoMo Productions/Digital Vision/Getty Images via CNN)

Só recentemente a literatura médica começou a abranger o estudo das mulheres. Segundo esta especialista, tudo começou com a pandemia de Covid-19, altura em que os investigadores perceberam que existiam "diferenças entre os sexos”

Uma recente ordem executiva assinada pelo presidente norte-americano Joe Biden com vista a melhorar a investigação no que toca à saúde das mulheres foi notícia de primeira página de vários jornais, dado que a saúde reprodutiva continua a ser uma questão fundamental nas eleições presidenciais dos EUA deste ano. A diretiva de 18 de março é notável pelo seu objetivo de integrar a saúde das mulheres em todas as agências federais e incentivar novos estudos. O momento não poderia ser melhor.

Durante séculos, os investigadores médicos estudaram exclusivamente os homens, minimizando ou ignorando completamente as diferenças entre sexos e extrapolando as suas conclusões para as mulheres. No entanto, estas não são fisiologicamente iguais aos homens - o que é evidente com o aparecimento da menstruação na puberdade feminina e com os dois cromossomas X - e têm por isso recebido frequentemente conselhos médicos incompletos, deficientes e mesmo prejudiciais.

Esta falta de investigação do sexo feminino já de longa data, resultante de preconceitos sexuais e de género, levou Stacy Sims, fisiologista do exercício e cientista da nutrição em Mount Maunganui, na Nova Zelândia, a dedicar a sua carreira a perceber como é que as mulheres devem comer e fazer exercício para uma boa saúde. “Se trabalharmos com a nossa fisiologia sabendo que as mulheres são mulheres e os homens são homens, sabendo que as mulheres não são homens pequenos, então imagine os resultados (de saúde)”, disse durante uma palestra em 2019.

A paragem cardíaca é um bom exemplo. Embora se soubesse em 2007 que as mulheres têm quase o dobro da probabilidade de morrer de ataque cardíaco face aos homens e que apresentam muito mais sintomas associados a síndromes coronárias agudas, um estudo do National Institutes of Health publicado nesse ano continuava a recomendar que não se diferenciassem os sintomas de ataque cardíaco entre homens e mulheres.

As mulheres continuam a estar largamente sub-representadas na literatura médica ainda hoje, de acordo com uma pesquisa publicado em 2022 na revista Women's Health Reports. As atitudes misóginas também se mantêm. E embora o National Institutes of Health dos EUA tenha implementado em 2016 uma política que exige que os investigadores considerem o sexo como uma variável na sua pesquisa biomédica, os resultados foram variados.

O número de estudos que incluem mulheres aumentou visivelmente depois do lançamento desta política. Contudo, uma análise bibliométrica de 2019 - um meio rigoroso de analisar grandes volumes de dados - mostrou que a maioria de mais de 700 investigações médicas não analisou os dados obtidos por sexo, limitando a sua utilidade.

Sims, que também é autora do livro científico “Roar”, que descreve as diferenças entre os sexos no exercício e na nutrição em diferentes fases da vida, partilhou recentemente as suas ideias sobre o assunto com a CNN.

Antes de iniciar qualquer novo programa de exercício, consulte o seu médico. Pare imediatamente se sentir dores. Esta conversa foi editada e condensada para maior clareza.


CNN: Como é possível que em 2024 as mulheres ainda sejam tão pouco estudadas do ponto de vista médico?

Stacy Sims: Eu sei. Não é de loucos? Historicamente, quando pensamos em quem desenvolve a ciência e a investigação, as mulheres foram afastadas logo no início. Os homens diziam: “Oh, as mulheres são seres inferiores a nós. Têm cérebros mais pequenos.” Até Darwin disse que as mulheres não eram tão inteligentes porque têm cérebros mais pequenos. Portanto, quando pensamos no método científico e em como tudo começou, quem eram as pessoas na sala? Eram todos homens. Ninguém questionou realmente a falta de mulheres a serem estudadas. Partiam do princípio de que eram versões mais pequenas dos homens e por isso que o que funciona para os homens funciona para as mulheres. A tradição é muito difícil de mudar.

Stacy Sims garante que as mulheres devem dar prioridade à ingestão de mais proteínas para apoiar a construção muscular, especialmente à medida que o corpo envelhece (Cortesia de Stacy Sims)

Uma coisa que a pandemia de Covid-19 fez, e que eu aprecio, foi fazer com que os investigadores se sentassem e dissessem: “Precisamos mesmo de analisar as diferenças entre os sexos”. Porque a Covid-19 foi mais grave nos homens, ainda que os efeitos secundários da vacina tenham sido mais acentuados nas mulheres. Além disso, a longa duração da Covid-19 atingiu as mulheres de forma mais intensa e afetou mais o seu cérebro do que o dos homens. É por isso que estamos a ver todas estas questões relativas ao sexo a serem publicadas, que são realmente uma boa ciência em vez de apenas generalizadas.

CNN: Quais são as coisas básicas que todas as mulheres devem fazer quando se trata de exercício?

Sims: Qualquer movimento é bom, mas é mais importante que as mulheres façam treino de força ou resistência. É mais para a saúde do cérebro. Se analisarmos o treino de resistência e as ligações neurológicas que cria, verificamos que ajuda realmente a atenuar a demência e a doença de Alzheimer - e também existe uma diferença entre os sexos. Historicamente, no entanto, as mulheres não têm sido orientadas para o treino de resistência. Mas, de uma forma geral, de jovens a idosos, as mulheres devem fazer treino de força.

CNN: O treino de força tem outros impactos à medida que as mulheres se aproximam da menopausa?

Sims: Sim. Quando as nossas hormonas começam a mudar entre os 40 e os 50 anos, isso tem um impacto enorme na nossa composição corporal. Começamos a perder músculo e a ganhar mais gordura corporal. Mas se tivermos a massa magra resultante do treino de força, isso ajuda realmente a acalmar esse ritmo de mudança. O treino de força também ajuda a proteger os nossos ossos e ajuda-nos a manter o equilíbrio e a propriocepção (a consciência da posição do nosso corpo no espaço). Não vemos este tipo de alterações nos homens até ao final dos 50 a 70 anos.

CNN: E quanto às diferenças de exercício entre os sexos no que respeita ao trabalho cardiovascular?

Sims: Os homens podem fazer praticamente tudo. As mulheres já têm a capacidade de fazer exercícios longos e lentos, por isso não precisamos de fazer esse tipo de exercício - os nossos corpos já estão preparados. O que precisamos de fazer é trabalho de alta intensidade: os verdadeiros intervalos de alta intensidade de 30 segundos ou um minuto. Isto ajuda as mulheres a aumentar a sua taxa metabólica, contribui para reduzir a gordura visceral (barriga profunda) e, mais importante, ajuda a manter o nosso microbioma intestinal diversificado e também a melhorar a saúde cardiovascular. Assim, quando olhamos para toda a investigação sobre treinos de alta intensidade por oposição a treinos de intensidade moderada ou a treinos de baixa intensidade, precisamos realmente de dar ênfase a esse trabalho de alta intensidade, além do treino de resistência.

CNN: As mulheres recuperam do exercício físico da mesma forma que os homens?

Sims: Logo após o exercício, há uma diferença de pressão arterial. As mulheres sofrem uma vasodilatação, pelo que todo o sangue vai para a periferia, enquanto os homens passam por uma vasoconstrição, o que significa que todo o sangue regressa ao coração e pode ser bombeado muito mais rapidamente para uma recuperação mais rápida. Por isso, as mulheres tendem a sentir-se tontas e um pouco desorientadas depois de uma sessão intensa, porque todo o seu sangue está a acumular-se. Beber algo frio logo após o exercício ajuda a trazer esse sangue de volta ao centro, reduz os metabólitos e inicia o processo de reparação.

CNN: E quanto às diferenças nutricionais entre os sexos?

Sims: Há uma grande discussão em torno do consumo de proteínas e do facto de a dose diária recomendada para as mulheres ser muito baixa. Também se baseia no estudo com cadáveres de homens de 70 a 80 anos. Por isso, embora a proteína seja importante para ambos os sexos, temos de a destacar para as mulheres - e especialmente à medida que envelhecemos, uma vez que as mulheres se tornam mais resistentes anabolicamente ao exercício e ao consumo de proteínas, o que significa que os seus corpos não respondem tão bem ao exercício e à ingestão proteica para construir músculo. Assim, é necessária mais proteína após o exercício e cargas mais elevadas ou mais volume de treino de resistência para obter a síntese proteica muscular.

Em geral, as mulheres devem ingerir uma a 1,1 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia. Se estiver a fazer treino de força, coma 15 gramas de proteína antes de uma sessão e 30 a 35 gramas depois, o que ajuda a aumentar a força e a facilitar a reparação. Para o trabalho cardiovascular, ingira 15 gramas de proteína com 30 gramas de hidratos de carbono antes - estes ajudam a aumentar o açúcar no sangue, porque o corpo das mulheres o gasta rapidamente - mas depois é quando precisa de proteínas - 30 a 35 gramas ou 40 gramas para as mulheres na perimenopausa e no início da pós-menopausa.

CNN: Recentemente tem-se falado muito sobre os benefícios do jejum intermitente, do treino de baixa intensidade cardíaca - longo e lento - e de outras tendências. Estas são igualmente benéficas para homens e mulheres?

Sims: A maior parte das tendências são excelentes para os homens, mas a história é diferente para as mulheres. A minha voz é sempre: “Vamos mostrar porque é que o que estamos a ver para a população em geral não é apropriado para as mulheres, mas também perceber o que é apropriado para as mulheres". Isto porque ninguém está habituado a fazer uma pausa e dizer: “OK, ouvi isto. Mas qual foi a população em que foi estudado? Se foi estudado em homens, pode não ser ideal para mim enquanto mulher. Bem, o que é que é apropriado para mim?”. São demasiados passos.

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