As novas imagens de satélite que mostram a destruição na Ucrânia

3 mar 2022, 05:48

Pontes destruídas, zonas residenciais e fábricas atingidas, veículos queimados, longas filas à porta de supermercados: as imagens da guerra captadas pelos satélites antes da mais recente e brutal ofensiva russa

Novas imagens de satélite divulgadas pela empresa privada Maxar Technologies dão uma outra perspetiva à guerra da Ucrânia. As imagens, divulgadas esta quinta-feira, foram captadas a 28 de fevereiro, e retratam a destruição ao fim dos primeiros cinco dias de invasão. Ou seja, ainda antes da mais recente ofensiva russa, que tem bombardeado de forma muito mais devastadora não apenas alvos estratégicos, mas também zonas habitacionais, atingindo civis inocentes. 

Segundo a Maxar Technologies, desde o dia 28 as nuvens densas não têm permitido a captura de imagens mais atualizadas do que se passa no terreno. 

Na imagem que está no topo desta notícia, é visível a destruição de uma ponte que atravessa o Rio Stryzhen, em Chernihiv. Um comboio militar russo também foi visto numa estrada próxima, e a imagem mostra edifícios residenciais e uma fábrica aparentemente atingidos. 

Abaixo, vêem-se casas em chamas na aldeia de Rivnopillya, na região de Chernhiv, cerca de 80 quilómetros a norte da capital, Kiev. Podem ver-se as crateras de impacto dos bombardeamentos nos campos que rodeiam a aldeia.

As imagens de satélite mostram também os restos queimados de veículos militares russos que forma destruídos quando atravessavam uma área residencial perto do aeroporto de Bucha, perto de Kiev. No domingo, funcionários ucranianos afirmaram que haviam impedido o avanço de uma coluna russa nesta localidade. 

Outra fotografia mostra, em grande plano, o edifício destruído de uma fábrica a oeste de Chernihiv.

Há também fotografias de satélite que testemunham o novo dia a dia dos ucranianos, seja uma enorme fila à porta de um supermercado, seja o engarrafamento de viaturas de ucranianos que tentam deixar o seu país atravessando a fronteira de Uzhhorod, que dá acesso à Eslováquia.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados