A covid-19 abalou os rankings, mas duas cidades portuguesas estão nos cem melhores destinos do mundo

CNN , Maureen O'Hare
14 abr 2022, 07:55
Turistas em Paris

Saiba quais são os principais destinos urbanos do mundo na era Covid (em que Portugal sai a ganhar face ao “ranking” de 2019, antes da pandemia)

Além do número de visitantes que recebe, há muitas maneiras de avaliar o sucesso de uma cidade como destino turístico. Há as infraestruturas, a sustentabilidade e a economia; como ela lida com os desafios de atrair e receber viajantes, mantendo a qualidade de vida dos moradores; e depois há a eficácia da sua resposta à pandemia da covid-19.

A empresa de estudos de mercado Euromonitor, sedeada no Reino Unido, costumava ser conhecida pela sua lista anual dos 100 principais destinos de cidades, que - até a covid mudar tudo em 2020 - classificava os principais destinos pelo número de chegadas internacionais.

Isso foi substituído pelo seu novo Índice das 100 Melhores Cidades de Destino, que compara a atratividade de 100 cidades em todo o mundo usando seis pilares de desempenho, com o relatório mais recente baseado em dados reunidos em 2021.

Em 2019, o topo da lista era dominado por destinos asiáticos – com Hong Kong e Banguecoque a liderar o ranking – mas, em 2021, a Europa é agora representada por oito cidades no top 10.

Assim como a lista pré-pandemia, o índice de 2021 é uma fotografia no tempo. No ano passado, as cidades recuperaram de novo depois da crise global, com algumas delas a abrirem-se para o mundo mais rapidamente do que outras. A lista do próximo ano será, sem dúvida, diferente de novo, tendo em conta o cenário veloz da recuperação da covid-19.

Aqui estão, então, os primeiros heróis do turismo da era da pandemia.

Paris lidera o mundo

Paris foi eleita o destino urbano mais atraente do mundo para 2021. Globalmente, ficou em primeiro lugar no pilar “desempenho turístico” e em segundo lugar em “políticas e infraestruturas turísticas".

A cidade beneficiou do regresso de turistas americanos e asiáticos, diz o Euromonitor, embora ainda não tenha recebido o impulso dos visitantes do Reino Unido – que anteriormente eram um grande mercado. Isso mudou agora, com o Reino Unido a ser adicionado à “lista verde” da França em 31 de março de 2022.

No entanto, a classificação foi baixa em saúde e segurança, o que o relatório diz acontecer "apesar do aumento dos esforços para aumentar as taxas de vacinação numa população que hesita em vacinar-se".

França tem sido um dos países europeus mais atingidos em termos de covid-19, somando, no início deste mês, um total de cerca de 27 milhões de casos.

Dubai nas alturas

O Dubai - que ficou em primeiro lugar no índice de 2020 - ocupa o segundo lugar na lista de 2021 da Euromonitor, e é a única cidade num mercado emergente a entrar no top 10.

O país favorito dos Emirados Árabes Unidos teve vantagem ao reabrir a turistas internacionais em julho de 2020, recebendo no ano passado um impulso da Expo2020, que fora adiada e arrancou em outubro de 2021.

O Dubai ficou globalmente em quarto lugar no pilar de desempenho "saúde e segurança", graças ao rigoroso protocolo Covid introduzido pelo governo. Em abril de 2022, mais de 98% da população de Dubai está vacinada e o uso de máscaras continua a ser obrigatório em espaços públicos interiores.

'Habitável e inclusivo'

Amsterdão, uma cidade pequena com uma população turística historicamente grande - tanto que se tornou um símbolo do “excesso de turismo” - ocupa o terceiro lugar em 2021.

A capital holandesa está agora a enfrentar o excesso de turismo com tecnologia: a Euromonitor elogia o seu projeto de monitorização de multidões Public Eye, que usa tecnologia de inteligência artificial para ajudar a orientar grandes fluxos de pessoas e reduzir congestionamentos.

O relatório também observa que Amsterdão, assim como Barcelona e Oslo, "tomou medidas para reduzir espaços de estacionamento de automóveis", além de introduzir "extensas infraestruturas de bicicletas para revolucionar as suas redes de transporte e criar um lugar mais habitável e inclusivo".

O crescimento populacional, a melhoria das taxas de desemprego e o aumento do rendimento disponível fizeram com que ela tivesse um bom resultado em termos de desempenho económico e empresarial, diz o Euromonitor, ocupando globalmente o sexto lugar nesse pilar de desempenho.

Viva Espanha

Madrid está em quarto lugar no ranking geral e n.º 1 a nível mundial no pilar de desempenho "sustentabilidade". Foi também a terceiro do mundo em "políticas de turismo e atratividade".

Graças à flexibilização dos requisitos de entrada em Espanha a partir de vários mercados, Barcelona também aumentou em seis posições, para o 10º lugar em 2021.

Nova Iorque foi a cidade norte-americana mais bem classificada, na 7ª posição da geral. O seu sucesso foi impulsionado pelo turismo interno, enquanto Orlando (nº 22) e Las Vegas (nº 28) também melhoraram as suas classificações.

Singapura ficou em primeiro lugar, globalmente, no pilar "desempenho económico e empresarial", embora a cidade-estado tenha alcançado apenas a 24ª posição no índice geral.

As cidades asiáticas destacaram-se neste pilar, com Taipei e Hong Kong também a liderar em 2021 em termos de recuperação económica, e Macau a saltar 18 lugares, para sétimo no mundo.

O Euromonitor também apontou o impacto dos elevados níveis de vacinação de Singapura e da política de "viver com covid", em contraste com a abordagem "zero covid" de outros destinos da Ásia-Pacífico.

Dublin ficou em primeiro lugar em política de turismo e atratividade, e está em 16º no índice geral. A Euromonitor atribui isso ao facto de a capital irlandesa, como a França, estar aberta a viajantes dos EUA a partir de meados de 2021, ao contrário dos seus vizinhos do Reino Unido. Londres caiu três lugares no ranking geral em 2021, caindo para o 8º lugar.

Londres ganhou no entanto em infraestruturas turísticas. O relatório aponta para o abrangente sistema de transportes públicos da capital, incluindo seis aeroportos comerciais, e observa que a cidade "tem uma forte posição na cultura e entretenimento, bem como nas ofertas na educação".

[Portugal bisa na lista

A cidade de Lisboa é a 17ª cidade na lista de 2021, sendo o Porto a 68ª de um total de cem cidades avaliadas como as melhores do mundo. São as duas cidades portuguesas presentes no estudo deste ano, agora divulgado. Lisboa é especialmente valorizada no pilar “sustentabilidade” enquanto o Porto brilha sobretudo no pilar “saúde e segurança”, sendo as duas cidades portuguesas valorizadas também no pilar “políticas de turismo e atratividade”.

Note-se que as duas cidades saem beneficiadas dos novos critérios avaliados pela Euromonitor, que há dois anos, em 2019, apenas ponderava números de visitas. No ranking de 2019, Lisboa estava na 63ª posição e o Porto na 96ª. Assim, Lisboa saltou de antes da pandemia para a atualidade 46 posições, enquanto o Porto escalou 28 posições.]

As 20 cidades destinos de topo do Índice Euromonitor 2021

1. Paris

2. Dubai

3. Amsterdão

4. Madrid

5. Roma

6. Berlim

7. Nova Iorque

8. Londres

9. Munique

10. Barcelona

11. Viena

12. Milão

13. Praga

14. Los Angeles

15. Tóquio

16. Dublin

17. Lisboa

18. Frankfurt

19. Zurique

20. Istambul

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados