Caso de tuberculose identificado no Hospital de Viseu obriga a rastrear 160 recém-nascidos

19 jan, 20:04

Contacto direto entre um profissional de saúde e as crianças internadas no serviço de obstetrícia ocorreu em novembro

Um profissional de saúde do Hospital de Viseu foi diagnosticado está infetado com tuberculose. As autoridades de saúde estão em alerta, uma vez que o profissional de saúde poderá ter entrado em contacto direto de forma direta com 160 recém-nascidos.

A TVI (do mesmo grupo da CNN Portugal) sabe que há já bebés a tomar medicação, mesmo sem diagnóstico confirmado, o que provocou a revolta entre os pais das crianças internadas, uma vez que os medicamentos têm efeitos secundários, sendo um deles o possível desenvolvimento de doenças como hepatite A.

O contacto direto entre o profissional de saúde e os bebés terá acontecido a partir do meio de novembro, quando a pessoa contagiada apresentava sintomas semelhantes a uma gripe.

Só que só este mês é que o profissional de saúde teve o diagnóstico, tendo as autoridades iniciado os rastreios esta semana.

Para já foram rastreados 50 casos, mas todos os recém-nascidos estão sinalizados pelas autoridades de saúde pública. Para já não foram sinalizadas lesões compatíveis com a doença. A segunda fase de diagnóstico ocorre em duas semanas, nomeadamente com análises ao sangue e teste cutâneo da tuberculina.

Os bebés analisados foram submetidos a raio-X aos pulmões, para despistar a existência da bactéria nos pulmões, sabendo-se que o período de incubação da doença é de três meses.

À TVI, o Hospital de Viseu confirmou que há um caso confirmado da doença, detetado na enfermaria de obstetrícia. Aquela unidade indica que o profissional de saúde se encontra estável e a recuperar em casa, com recurso a medicação.

Confirmado foi também o rastreio, que está a ser levado a cabo pelas autoridades de saúde pública da Administração Regional de Saúde do Centro.

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados