Tolentino Mendonça distinguido com o grande prémio da Fundação Ilídio Pinho

14 dez 2022, 19:48

Cardeal vai receber 100 mil euros e uma medalha desenhada por Álvaro Siza Vieira

O grande prémio da Fundação Ilídio Pinho foi atribuído ao cardeal José Tolentino Mendonça. A distinção, que tem um valor pecuniário de 100 mil euros, é atribuída a personalidades que trabalhem na “promoção, divulgação e defesa dos valores da portugalidade”.

O clérigo português, que já este ano foi nomeado para um alto cargo na Santa Sé, é assim o primeiro vencedor do prémio atribuído pela fundação, numa decisão tomada em 25 de novembro.

Em palavras à CNN Portugal, Tolentino Mendonça confessou que a atribuição do prémio o tocou “particularmente” pela distinção se centrar na portugalidade e no papel que Portugal tem no mundo.

“Um desafio fundamental para o nosso tempo é precisamente reforçar o papel das comunidades como atores na construção do presente e do futuro. A história constrói-se incluindo e potenciando a colaboração de todos”, acrescentou.

O júri deste prémio é composto por autarcas, universidades e comunicação social, sendo a CNN Portugal um dos parceiros.

Diretor-executivo do prémio, Carlos Magno falou de Tolentino Mendonça como “um pensador que é um grande intelectual e tem outras caraterísticas que fazem dele uma espécie de promessa para um Portugal no mundo”.

Além do prémio de 100 mil euros Tolentino Mendonça receberá ainda uma medalha desenhada propositadamente pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.

Tolentino Mendonça recebe esta distinção a 19 de dezembro na Câmara Municipal do Porto.

País

Mais País

Patrocinados