EUA: 50 migrantes encontradas mortas dentro de um camião em San Antonio no Texas

Agência Lusa , BC - notícia atualizada às 13:51 de dia 29
28 jun 2022, 06:14

Camião foi encontrado numa área onde os veículos param para descarregar migrantes depois de atravessarem ilegalmente a fronteira. Não há crianças entre as vítimas mortais

Cinquenta migrantes foram encontrados mortos, na segunda-feira, dentro de um atrelado de um camião no sudoeste de San Antonio, no estado norte-americano do Texas. É o mais recente balanço do ministro dos Negócios Estrangeiros do México.

De acordo com Marcelo Ebrard, 27 eram de nacionalidade mexicana, sete guatemaltecos (Guatemala), 14 hondurenhos (Honduras) e dois salvadorenhos (El Salvador). 

A autoridades norte-americanas encontraram o camião numa estrada remota, perto da base aérea de Lackland.

Outras 16 pessoas, 12 adultos e quatro crianças, encontradas no mesmo local, estão a receber assistência médica devido ao calor, exaustão e à desidratação, disse o chefe da corporação dos bombeiros, Charles Hood.

A mesma fonte refere que as vítimas assistidas foram transportadas para o hospital e que não havia água no reboque do camião nem ar condicionado a funcionar.

As pessoas que seguiam no atrelado fariam parte de uma alegada tentativa de contrabando de migrantes para os Estados Unidos, acrescentou o chefe de polícia, William McManu, acrescentando que pelo menos três pessoas estão sob custódia policial, embora não seja claro se estão ligadas a este caso.

Para já, não é conhecida a nacionalidade de todas as vítimas: pelo menos dois cidadãos da Guatemala estão entre os migrantes hospitalizados, anunciou entretanto o ministro mexicano dos Negócios Estrangeiros, Marcelo Ebrard, citado pela agência Reuters.

O consulado mexicano de San Antonio já se disponibilizou a prestar apoio, “caso haja mexicanos”.

De acordo com a imprensa local, citada pela agência de notícias EFE, a área onde o camião foi encontrado é um local onde os veículos param para descarregar os migrantes depois de atravessarem ilegalmente a fronteira.

As temperaturas em San Antonio atingiram 40º Celsius, na segunda-feira.

As autoridades disseram acreditar que o condutor do camião terá abandonado o veículo com todos os passageiros no interior poucos minutos antes da polícia chegar ao local.

Esta poderá ser já a travessia ilegal de migrantes do México para os Estados Unidos com o maior número de vítimas mortais das últimas décadas, referiu a agência de notícias Associated Press.

Dez migrantes perderam a vida em 2017, depois de terem ficado presos dentro de um camião estacionado num estabelecimento da cadeia comercial Walmart, em San Antonio.

Também em 2003, 19 emigrantes foram encontrados mortos num camião a sudoeste de San Antonio.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados