Bishop Evans, o jovem guarda que morreu "num ato heróico" a tentar salvar dois migrantes ilegais. "Nunca será esquecido"

26 abr 2022, 11:39
Bishop Evans, o jovem soldado da Guarda Nacional do Texas que morreu num ato "heroico" (Cortesia da Guarda Nacional do Texas)

O corpo de Bishop Evans foi encontrado esta segunda-feira, depois de uma operação de resgate que teve de ser interrompida por duas vezes devido à forte corrente do rio

Bishop Evans, jovem soldado da Guarda Nacional do Texas, foi encontrado morto no Rio Grande, um dos maiores rios dos EUA, perto da fronteira com o México, depois de tentar salvar duas pessoas que pareciam estar com dificuldades a nadar, mas que acabaram por ser detidas pelas autoridades.

Na sexta-feira, Evans, de 22 anos, foi dado como desaparecido. As autoridades encontraram um rádio e um colete da Guarda no local, que Evans terá largado antes de saltar para o rio, numa tentativa de salvar as pessoas em dificuldade, cerca das 08:30 da manhã de sexta-feira. Mas o jovem soldado não voltou à superfície, tendo sido acionada uma operação de resgate, que contou com mergulhadores e equipas de salvamento no local.

Rio Grande, em Eagle Pass, Texas (Fotografia de SERGIO FLORES/AFP via Getty Images)

O corpo de Bishop Evans foi encontrado esta segunda-feira, depois de uma operação de resgate que teve de ser interrompida por duas vezes devido à forte corrente do rio.

"Estamos desolados com a perda de um membro da nossa família da Guarda. Reconhecemos o altruísmo deste soldado que, num ato heróico, colocou a vida dos outros acima da sua, ao serviço do nosso Estado e da segurança nacional", lamentou o major-general Tom Suelzer, general-adjunto da Guarda Nacional do Texas.

Em declarações à CNN Internacional, o deputado republicano Tony Gonzales, do Texas, assinalou o "derradeiro sacrifício" deste jovem soldado. "Nunca será esquecido", frisou.

Bishop Evans, o jovem soldado da Guarda Nacional do Texas que morreu num ato "heróico" (Cortesia da Guarda Nacional do Texas)

As duas pessoas que Evans tentou ajudar conseguiram atravessar o rio em segurança, mas foram logo detidas pelos agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA. De acordo com o departamento militar do Texas, que administra a Guarda Nacional, tratam-se de dois migrantes que tentavam cruzar a fronteira por aquele rio, para tentar entrar ilegalmente no país, e foram acusados de estarem "envolvidos em tráfico de drogas internacional".

Bishop Evans integrou a Guarda Nacional do Texas em maio de 2019, no âmbito da designada Operação Lone Star, uma iniciativa do governador do Texas, Greg Abott, para combater o que classificou como uma crise na fronteira entre os EUA e o México, com milhares de migrantes a tentarem atravessar a fronteira perto de Eagle Pass, Texas. 

Antes de ser designado para este trabalho, o jovem soldado já tinha sido enviado para o Kuwait e viajava ocasionalmente para o Iraque para apoiar forças de operações especiais. O departamento militar do Texas destacou a "dedicação, talento e destreza tática" de Evans, motivos pelos quais lhe fora dada a "oportunidade" de integrar as forças especiais no Iraque.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados