Facebook devia «imitar a Apple» na segurança das aplicações

Redação , AR
20 jan 2011, 11:10
Facebook - Idade Maior

Peritos da Sophos referem que um número cada vez maior de aplicações não monitorizadas coloca em perigo a rede social com 650 milhões de utilizadores

O Facebook devia adoptar normas mais apertadas de segurança de forma a proteger a privacidade e a segurança dos dados dos utilizadores. Peritos da empresa Sophos, citados pela BBC, referem que um número cada vez maior de aplicações não monitorizadas no Facebook coloca em perigo o site com 650 milhões de utilizadores. Os peritos vão mais longe e sugerem que a rede social devia «imitar» a Apple Store, que monitoriza todos os programas disponíveis para download.

Em resposta à Sophos, o Facebook contrapõe que dispõe de um «extenso» naipe de aplicações que asseguram a protecção dos utilizadores da rede social.

«Temos uma equipa dedicada que revê minuciosamente todas as aplicações», refere um responsável do Facebook. «Isso significa que primeiro olhamos para a velocidade, número de utilizadores, tipo de dados partilhados e depois atribuímos prioridades. Esta é uma garantia de que a equipa está concentrada em detectar os riscos de uma aplicação, e não apenas numa análise superficial no momento em que ela é lançada», defende.

A Sophos refere que a revisão das aplicações antes do lançamento «provou ser eficaz na protecção dos utilizadores».

A privacidade e a segurança dos dados dos utilizadores do Facebook tem estado na ordem do dia depois de a empresa ter anunciado, na semana passada, que ia disponibilizar dados pessoais dos utilizadores aos programadores de aplicações da rede social. Uma decisão que entretanto foi suspensa
. Um comunicado no blogue oficial da empresa explica que a ferramenta foi retirada da rede por questões de privacidade e de segurança, mas que voltará dentro de algumas semanas, depois de ser modificada.

Relacionados

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados