Filha de José Eduardo dos Santos apresenta queixa por tentativa de homicídio do pai

4 jul 2022, 17:36

Defesa de Tchizé dos Santos aponta ainda omissão do dever de assistência, lesões por negligência grave e divulgação de segredos por pessoas próximas ao pai como possíveis crimes

Tchizé dos Santos, filha do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos, já apresentou queixa às autoridades espanholas pelos crimes de tentativa de homicídio, omissão do dever de assistência, lesões por negligência grave e divulgação de segredos por pessoas próximas ao pai. Queixa é contra a mulher de José Eduardo dos Santos, Ana Paula dos Santos, e João Afonso, o médico pessoal.

A CNN Portugal conseguiu apurar que a queixa foi efetuada esta segunda-feira, tendo dado entrada nos Mossos d'Esquadra. Tchizé dos Santos suspeita dos eventos que terão ocorrido no dia em que o antigo chefe de Estado de Angola sofreu uma paragem cardiorrespiratória, tendo posteriormente sido internado num hospital de Barcelona.

Juntamente com a sua advogada Cármen Varela, Tchizé dos Santos irá também pedir uma segunda opinião médica sobre a decisão de desligar as máquinas de suporte de vida.

“Tchizé dos Santos, filha do ex-presidente angolano Eduardo dos Santos, que se encontra internado na clínica Teknon, em Barcelona em coma induzido, apresentou queixa junto dos Mossos d'Esquadra para apurar a alegada prática dos crimes de homicídio em grau de tentativa, omissão do dever de assistência, lesões por negligência grave e divulgação de segredos por pessoas próximas. Tchizé dos Santos tem sido assessorada pelos escritórios de Carmen Varela, Advogados de Família e Defesa Criminal de Molins”, pode ler-se no comunicado apresentado pela defesa da filha do ex-presidente de Angola.

A CNN Portugal sabe ainda que o presidente de Angola, João Lourenço, voltou a demonstrar preocupações com o estado de saúde de José Eduardo dos Santos e telefonou, pela segunda vez, à mulher do mesmo, Ana Paula dos Santos.

Tchizé pediu ainda proteção policial no quarto onde está o ex-presidente de Angola devido à presença de pessoas angolanas estranhas à família.

África

Mais África

Patrocinados